Mesa-redonda corrige registro dos congressos da Intercom no Centro-Oeste.

Prof. Bruno Barreto, ao microfone, levantou que o evento organizado pela UNIGRAN é o décimo congresso de comunicação da região.
São dez, e não nove os eventos regionais de comunicação realizados por instituições do Centro-Oeste, desde 1992, sob a orientação da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). A descoberta é do professor Bruno Barreto, coordenador dos ID_CURSOs de Comunicação da UNIGRAN, que observou repetição da numeração dos eventos de 2005 e 2006. O X Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Centro-Oeste, organizado pela UNIGRAN, nos últimos dias 5, 6 e7, chegou a ser anunciado como o 9º Intercom Centro-Oeste. A correção, que foi feita em tempo, adianta o projeto de publicação de um livro sobre os 16 anos de história do congresso e de sua importância para o crescimento dos ID_CURSOs de comunicação da região. Para Bruno Barreto, em um país de distâncias continentais e muitas fronteiras, que limitam a participação em eventos nacionais, a interiorização e regionalização dos debates criam espaços para professores e acadêmicos comunicarem trabalhos relacionados à mídia, e servem como incentivo à pesquisa. “Antes de saber que éramos o décimo, estávamos pensando na questão de levantar o que esses eventos representaram e o papel deles na região”, disse o professor, acerca da publicação do livro que deverá trazer relatos, informes e impressões dos coordenadores de todos os congressos realizados na região. “O Intercom regional fortalece a divulgação do que está sendo feito, é um espaço extremamente rico, único, mas ainda não está na agenda das instituições do Centro-Oeste, e é isso o que a gente procura mudar com essa divulgação”, falou o professor, referindo-se ao trabalho realizado pela Instituição, em favor dos próximos congressos, “acho que essa é a principal contribuição que a UNIGRAN deixa para o Intercom Centro-Oeste”, disse Bruno Barreto. Participaram da mesa, a presidente e a próxima presidente do Conselho Curador da Intercom, Anamaria Fadul e Nélia Del Bianco, nessa ordem, e os coordenadores do congresso de 2007, realizado pela UFMT, em Cuiabá, professor Afrânio Motta Filho, e o de Campo Grande, em 2006, professora Daniela Óta. Na ocasião, Anamaria Fadul se disse surpresa com o envolvimento não só de alunos e professores no “X Intercom Centro-Oeste”, como também pela diversidade de parcerias conseguidas pela UNIGRAN, com empresas e instituições do município, que contribuíram com a realização do evento. “Estou muito orgulhosa, eu acho que essa mesa foi muito bem organizada, vocês têm tudo para chegar a uma publicação, e vou reforçar um aspecto muito positivo: a parceria com as empresas locais”, disse a conselheira da Intercom. Correção Por uma razão desconhecida, o congresso realizado em Campo Grande, em 2006, o primeiro com o nome Intercom, deveria ser o oitavo, mas acabou anotado e divulgado como sendo o sétimo que, na verdade, foi o de Goiânia, organizado em 2005 e último com a denominação de Sipec Centro-Oeste (Simpósio Regional de Pesquisa em Comunicação). Bruno explicou que os Sipecs começaram em 88, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste; em 1992, no Centro-Oeste, e em 1995, na região Norte. O primeiro Sipec da região Centro-Oeste foi realizado na Universidade de Brasília (1992), o segundo, em Campo Grande (1995), na UFMS. Até 2005, foram realizados os Simpósios Cuiabá, em 1997; o de Brasília, (UcB/UnB – 1998), de Goiânia (UFG – 1999), no Distrito Federal, novamente (IESB), e também de novo em Goiânia (2005). Em 2006, com o nome de Intercom, o congresso volta para Campo Grande (UFMS), e , 2007, para Cuiabá (UFMT). (JR)