Na abertura do Intercom, educadores enfatizam a pesquisa, o ensino e a extensão.

Reitora Rosa De Déa e o coordenador de comunicação social, Bruno Barreto, falaram da formação do comunicador, na solenidade de ontem.
No Dia Mundial do Meio-Ambiente, a reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato De Déa, fez a abertura solene do X Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Centro-Oeste (Intercom Centro-Oeste 2008), destacando as responsabilidades sociais e éticas dos profissionais da comunicação em relação à conservação ambiental e em todos os outros assuntos de interesse público e social. Ela falou das diretrizes do ID_CURSO e deu as melhores boas-vindas aos participantes que vieram de nove estados. O vice-governador de Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith, presidente honorário da UNIGRAN prestigiou a solenidade, e parabenizou os organizadores do Congresso, que trabalharam durante quase um ano em seu planejamento e realização. Ele ressaltou que a recompensa desse trabalho é o número recorde de inscrições em Intercoms – mais de 700 pessoas –, o que mostra que a Unigran tem estrutura para sediar grandes eventos. Ele falou ainda que a “comunicação move o mundo hoje” e que os acadêmicos e professores da área têm grande responsabilidade nas mãos. O coordenador dos ID_CURSOs de Comunicação da UNIGRAN, professor Bruno Barreto, falou dos desafios que cercaram a organização do evento, e disse que o propósito da UNIGRAN na realização do Intercom é fortalecer o intercâmbio, a pesquisa, o ensino e a extensão na instituição e na região. “Esse evento não termina no sábado; suas discussões e contribuições permanecem e espero que mídia, ecologia e sociedade no Centro-Oeste tenham uma articulação maior nos comunicadores aqui presentes, em prol de uma vida sustentável, porque os senhores são os formadores de opinião em nossa sociedade”, declarou o coordenador. Os congressos regionais Intercom são apoiados pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação que teve, como representantes à mesa de autoridades, as professoras doutoras Anamaria Fadul e Nélia Del Bianco, membros do Conselho Curador da Sociedade, o representante da TV Globo de Dourados, Euildes Arcanjo, e a palestrante da noite, Elizabeth Pazito Brandão, que falou sobre “Comunicação Pública”, uma das tendências em comunicação no país. A Comissão Organizadora presenteou as personalidades da mesa com um troféu, que foi entregue com menção especial a Cecília Zauith, diretora da UNIGRAN e entusiasta colaboradora do congresso. (JR)