Conselheira da Intercom elogia congresso na UNIGRAN.

Anamaria Fadul falou de valorização da mídia regional e que o profissional de comunicação também tem deveres com a formação do público.
A professora Anamaria Fadul, presidente do Conselho Curador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, se disse muito bem impressionada com a organização e o alcance do Intercom Centro-Oeste 2008, congresso realizado pela UNIGRAN, e que reúne até neste sábado mais de 700 participantes. “Achei surpreendente, a organização, muito boa; fiquei encantada com a programação, envolvimento dos alunos e com a presença de representantes de todos os estados da região”, disse a professora. Anamaria Fadul é doutora em Filosofia, autora de livros e professora de pós-graduação, na Universidade Metodista de São Paulo. Em entrevista para esta coluna, ela disse comentou a importância da mídia de abrangência regional para a informação e a formação de seus públicos locais. Para ela, diferentemente de outros países, onde a escola tem maior peso na formação de seus cidadãos, no Brasil, a mídia acaba tendo que também assumir parte desse papel. Fadul entende o cumprimento desse papel não se faz por modelos, em razão da diversidade do país e porque cada localidade apresenta demandas específicas. “Não se pode achar que tudo de bom que acontece no rádio e na televisão acontece no eixo Rio-São Paulo, e nós temos que copiar, o Brasil tem uma riqueza regional muito grande, e hoje a tendência é voltar para as identidades locais, regionais e, ao mesmo tempo, pensar isso articuladamente com o nacional e com o global”, falou. Por conta dessa valorização, a professora explicou que cresce o número de jornais e revistas pelo interior do Brasil, algumas com tiragens maiores de algumas publicações nacionais. “A gente precisa aprender a conhecer essa mídia regional e valorizar o que ela tem de bom e criticar o que pode ser melDATA_HORAdo”, avalia. Um das propostas que ela sugere de melhoria é o melhor relacionamento entre universidade e as empresas de comunicação regionais. (JR)