Oficinas do Intercom reforçam a teoria com práticas.

Oficina de Criação em ambiente gráfico profissional foi uma das mais procuradas do evento que a UNIGRAN realiza nesta semana.
As “Ofcoms”, oficinas de comunicação do Intercom Centro-Oeste 2008, iniciaram nesta quarta-feira, à noite, e só terminam amanhã. As quinze oficinas da programação, com temáticas de jornalismo, publicidade, cinema, fotografia e reID_CURSOs humanos, tiveram lotação completa em quase todas, segundo informou a coordenadora das OfComs, Gabriela Mangelardo. “Os temas foram bem variados, para atender a um público maior, em todas as áreas da comunicação, e todos saíram bem satisfeitos”, falou a professora. Os primeiros temas abordaram a Educação em Comunicação (Educomunicação), Criação Publicitária Avançada, Voz como Instrumento de Trabalho, Planejamento e Produção de House-Organ e Leitura e Escrita. A acadêmica de jornalismo Jany Carla participou da Oficina Educomunicação. Para ela, momentos como este “são fundamentais para adquirir experiência e ampliar os conhecimentos discutidos em sala de aula”, disse. A Educomunicação é uma área emergente e de formação interdisciplinar, que combina conhecimentos de educação e de comunicação e suas tecnologias. “A Educomunicação é o nome dado ao campo de reflexão/ação que une as áreas de Educação e Comunicação Social. Consiste, basicamente, em utilizar as tecnologias e as linguagens das mídias para que as pessoas e os grupos expressem o que sentem e pensam e, assim, decidam o que querem para si mesmas e para o mundo em que vivem”, explicou a palestrante Ellen Nayara Kotai, do Centro Social Marista, de Dourados. Ministradas por professores de diferentes universidades e faculdades Centro-Oeste, as Ofcoms estão divididas em duas modalidades - Oficina Metodológica (métodos e técnicas de pesquisa), e Oficina Tecnológica (aplicação de tecnologia em produção midiática), que tem como objetivo proporcionar a troca de experiência entre os participantes e ampliar as discussões referentes à prática da comunicação. Criação avançada A oficina de Criação Avançada foi um dos temas que mais atraíram participantes. Ministrada no laboratório de estações gráficas Macintosh, o palestrante Filipi Torrezan, da UNIGRAN, mostrou aos alunos os reID_CURSOs de multimídia utilizados em campanhas publicitárias. Mais do que um avanço tecnológico, a oficina despertou interesse principalmente dos acadêmicos que recém entraram na universidade. “É interessante o assunto, eu pouco conhecia o laboratório e com uma aula prática pude aprender os conceitos teóricos e práticos para fazer uma campanha publicitária”, comentou a acadêmica Leidiane de Souza Lessa, do 1º semestre de Publicidade e Marketing da UNIGRAN. Tendo como temas centrais a Mídia, a Ecologia e a Sociedade, os eventos do Intercom Centro-Oeste 2008 exploram a riqueza da interdisciplinaridade. (FV-JR)