Ensino de Jornalismo é tema de pré-congresso do Intercom Centro-Oeste 2008.

Profª. Terezinha Bazé abriu encontro de professores, destacando importância dos estágios profissionais para os acadêmicos de jornalismo.
Representando a reitora Rosa De Déa, a pró-reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN, Terezinha Bazé de Lima, abriu nesta quarta-feira o “2º Encontro de Professores de Jornalismo de Mato Grosso do Sul”, evento que precedeu o “X Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Centro-Oeste”, Intercom, que se realiza na UNIGRAN, até sábado (7). A professora falou na abertura sobre a flexibilização do currículo do ID_CURSO, pautada nas diretrizes do MEC para os ID_CURSOs de Comunicação Social, e priorizando a autonomia intelectual do acadêmico. Ela falou também dos estágios curriculares obrigatórios na formação acadêmica e da importância da colaboração das empresas jornalísticas na oferta de estágios. A pró-reitora lembrou ainda que não existem ID_CURSOs de pós-graduação para formação de docentes em jornalismo, em toda a região Centro-Oeste. “Gostaria de deixar a proposta de um ID_CURSO de pós-graduação lato sensu, para a formação docente em jornalismo, para assegurar os padrões de qualidade no ensino”, disse. Grande parte dos professores de Jornalismo que atuam no Estado vem de São Paulo e outras regiões do país. O coordenador dos ID_CURSOs de Comunicação Social da UNIGRAN, Bruno Barreto, recepcionou os visitantes e falou que as discussões sobre ensino nos ID_CURSOs de comunicação terão continuidade, nos três dias do Intercom Centro-Oeste 2008. O evento tem mais de 700 professores, pesquisadores e acadêmicos inscritos. Gerson Luiz Martins, professora da UFMS e diretor de relações institucionais do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), elogiou a realização do Intercom Centro-Oeste em Dourados – pela primeira vez, em uma cidade que não é capital de um estado da região –, e o ID_CURSO de Jornalismo da UNIGRAN. Na seqüência da solenidade, o vice-presidente da FNPJ, Juliano Carvalho, falou de mercado de trabalho e ensino de jornalismo, abrindo uma mesa de debates sobre esses temas. (JR)