Professores debatem desafios de trabalho no mercado da comunicação.

Profissionais da imprensa também tiveram assento à mesa-redonda do Encontro de Professores, realizada ontem, como pré-congresso do Interrcom 2008.
O desafio para a categoria dos jornalistas é a colocação no mercado regional. A profissão possibilita a atuação em assessoria de imprensa, rádio, TV, jornais impresso e eletrônico, e Dourados não precisa mais buscar profissionais qualificados em outros centros. Essa é a posição dos participantes da mesa-redonda organizada no pré-congresso do Intercom Centro-Oeste 2008. Para fomentar o debate sobre o mercado de trabalho regional, o 2º Encontro de Professores de Jornalismo de Mato Grosso do Sul, formou mesa-redonda com profissionais de diferentes meio de comunicação de Dourados. O professor Gerson Luiz Martins, coordenador do ID_CURSO de Jornalismo da UFMS, intermediou o debate. Segundo ele, o mercado de trabalho tem alcançado projeções na qualificação dos profissionais, em Campo Grande e em Dourados, que teve a primeira turma de jornalistas formados pela UNIGRAN, no ano passado. O professor Gerson ressalta que somente em Campo Grande são graduados 90 profissionais por ano e uma das dificuldades encontradas é a oferta de emprego para todos os formados. Em contrapartida, os profissionais que participaram do debate – Antônio Marcos Esprícido, editor da TV Morena em Dourados, Isabela Schwengber (assessora de imprensa, UEMS) e Luiz Carlos Luciano (presidente do Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados) –, destacaram que o mercado regional ganhou nova característica após a introdução do ID_CURSO de Jornalismo na UNIGRAN, em 2004. (FV)