Aula magna abre o Projeto EJA/UNIGRAN de 2008.

Orientados por professores, alunos da Fac. de Educação ministram ID_CURSO para adultos em vários locais de Dourados. Abaixo, reitora abre aula magna.
A UNIGRAN, em parceria com diversas instituições de Dourados, já iniciou o período letivo de 2008 do projeto de “Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, que é coordenado pela Faculdade de Educação e pela Pró-Reitoria de Ensino e Extensão da Instituição. A aula magna, realizada no dia 24, passado, teve como tema a “Auto-estima e a qualidade de vida”, com a professora Aletéia Ferruzi, coordenadora do ID_CURSO de Psicologia. A abertura do encontro foi proferida pela reitora Rosa Maria D’Amato De Déa que ressaltou a importância dos alunos vencerem a batalha e assumirem o desafio de estudar. O presidente de honra da UNIGRAN, Murilo Zauith, prestigiou a aula. Resgatar a auto estima dos alunos por meio da importância do aprendizado da educação foi a temática principal destacada pela professora Aletéia. Ela enfatizou a perseverança, e incentivou os alunos a continuarem com os estudos e a não desanimarem nas dificuldades que poderão encontrar no decorrer das aulas. “A auto-estima, juntamente com o amor-próprio, é a base para o ser humano”, explicou. Após a palestra cada aluno recebeu uniforme e tirou foto para a confecção da carteira de estudante do EJA/UNIGRAN. Um passeio pela pelas modernas instalações da Instituição, como a biblioteca, ofereceu a eles a oportunidade de enxergar o futuro e se imaginar na universidade. Grande parte dos estudantes é da terceira idade. Estão matriculados neste Projeto de Educação de Jovens e Adultos 140 alunos que estão estudando em sete pólos de ensino. As aulas são ministradas por monitores da Faculdade de Educação da Instituição. Neste ano, o Projeto é desenvolvido em parcerias com as escolas municipais Efantina de Quadros, Laudemira de Melo e Etalívio Penzo. Também participam da parceria, o Rotary Clube de Dourados, a Loja Maçônica Ceres 9, e a Empresa Rima Ambiental. O projeto de Educação de Jovens e Adultos da UNIGRAN funciona desde 1989, oferecendo ID_CURSOs que abrangem a alfabetização e o letramento, com os conteúdos das 1ª à 4ª séries do Ensino Fundamental. Do 5ª ao 9ª ano, a Instituição possui parceria com o Centro de Educação de Jovens e Adultos, órgão da Secretaria Estadual de Educação. Nas aulas deste ano, foram incluídas metodologias de leitura e escrita baseadas em discussões de temas relacionados ao mercado de trabalho, meio ambiente e economia solidária. Conferência Dentre as universidades do Estado, a UNIGRAN é a única que realiza ações afirmativas no campo da Educação de Jovens e Adultos. Por esse motivo, foi eleita para representar Mato Grosso do Sul na organização da reunião da “6ª Conferência Internacional da Educação de Jovens e Adultos (Confitea)”. A Pró-reitora de Ensino e Extensão da Instituição, Terezinha Bazé de Lima, coordenadora do projeto, foi eleita delegada da Conferência, juntamente com mais nove integrantes de outros estados. O evento, ainda sem data marcada, será realizado pela primeira vez no Brasil, e vai reunir 67 países. Segundo a professora, as reuniões da Conferência objetivam o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagens de jovens e adultos na esfera internacional. Com base nos resultados elaborados no evento serão norteadas as estruturas organizacionais do EJA.