ID_CURSOs da área de Saúde também participam da Expoagro.

Acadêmica Márcia orienta a dona-de-casa Maide sobre os produtos da Farmácia UNIGRAN.
A saúde também recebeu atenção especial durante a 44ª Expoagro. Os ID_CURSOs de Farmácia e Odontologia da UNIGRAN aproveitaram a concentração de público para divulgar cuidados com escovação, com a pele e com o uso de plantas medicinais. As informações foram dadas no estande da Instituição. Acadêmicos do ID_CURSO de Farmácia distribuíram amostras de plantas medicinais cultivadas no horto da UNIGRAN, mostraram os produtos manipulados na Farmácia Escola e esclareceram as pessoas quanto ao uso indiscriminado de chás e produtos fitoterápicos. “As pessoas pensam que só o medicamento alopático pode ser prejudicial, mas os chás também fazem mal à saúde. Depende da dose, da parte da planta que será transformada em chá e de quanto em quanto tempo ele é consumido”, esclarece a acadêmica Márcia Silvana Freire, do sétimo semestre. Os estudantes também aproveitam o espaço do estande para um contato direto com o público. “O papel do farmacêutico não é só o de vender medicamentos, mas de fornecer informações que melhorem a qualidade de vida do paciente. Às vezes uma informação preventiva ou curativa dá mais resultado que o remédio”, disse o professor Marcelo Silva, coordenador da Farmácia UNIGRAN, ressaltando a formação humana do ID_CURSO. A dona-de-casa Maide Eberhart aprovou a orientação. Ela entrou no estande por curiosidade “para ver o que a UNIGRAN tinha para apresentar” e saiu de lá com esclarecimentos sobre o uso de fator de proteção solar. “Meus filhos trabalham na lavoura e o filtro solar produzido na farmácia escola me chamou a atenção. Quem trabalha no sol tem que ter um cuidado bem rigoroso com a pele”, afirmou. Odontologia O mais novo ID_CURSO da UNIGRAN na área da saúde também marcou presença junto ao público, por meio de orientação para escovação e uso adequado do fio dental. Ao contrário do que muitos pensam, esses ensinamentos não se restringem às crianças. “Na medida em que as técnicas de higiene bucal são propagadas, junto à população adulta, mostra-se que os cuidados com a saúde bucal têm que ser mantido e conscientizam-se as pessoas de que, quando há problemas, quanto mais cedo o tratamento, maior são as chances de cura”, diz a professora de saúde coletiva, Pollyana Borges. Personagens infantis, brincadeiras e orientações, entretanto, também envolvem as crianças. O pequeno Israel, de três anos, foi levado pela mãe, a advogada Jerusa Puntel ao estande e mostrou que, mesmo pequeno, já aprendeu a lição. “Tenho o incentivado a escovar os dentes, mas quando tem uma motivação como essa, é melhor ainda”, disse a mãe que, orgulhosa, arrematou: “ele fez a orientação certinho”. Os ID_CURSOs de Agronomia, Administração de Agronegócios, Medicina Veterinária e Produção Vegetal também participaram diretamente da Expoagro.(CM)