Acadêmicos de Fisioterapia entregam doações nas Aldeias Jaguapiru e Bororó.

Alunos do ID_CURSO de Fisioterapia entregaram, na quinta-feira (15), os donativos arrecadados durante o trote solidário deste ano, para instituições das aldeias de Dourados. Fraldas descartáveis, leite em pó e utensílios domésticos foram doados ao Hospital da Missão Kaiowá e ao Centro de Atendimento às Crianças com Desnutrição, na Aldeia Jaguapiru, e no Núcleo de Atividades Múltiplas da Instituição, da Aldeia Bororó. A coordenadora do núcleo da UNIGRAN na Bororó, Edna Silva de Souza, acompanhou a visita e explicou aos alunos a história e as dificuldades enfrentadas por aquela população. Ela mostrou a estrutura do núcleo e as atividades desenvolvidas no local. Setenta e sete utensílios de cozinha foram doados e os acadêmicos participaram ainda da aula de violão, com as crianças. Para Edna de Souza, essas visitas fortalecem a auto-estima da comunidade indígena. “Quando os ID_CURSOs vêm até a comunidade, a gente sabe que tem um povo que olha pra gente com respeito. A UNIGRAN contribui com a comunidade, dando um pouco de alegria e esperança pra esse povo”, disse ela. A entrega de 547 fraldas descartáveis e do leite em pó foi no Hospital da Missão, que é dirigido pelo fisioterapeuta Esdras Augusto Hosseri de Oliveira. Ele falou sobre o público atendido no local e acompanhou a visita dos universitários. O diretor comentou a importância das doações para a manutenção do hospital e da visita dos alunos que acabam vendo além da realidade da sala de aula. “O Hospital é filantrópico e depende muito de doações, da boa vontade da comunidade em olhar para o nosso hospital. Acho muito importante [a visita dos alunos], porque é um investimento na vida profissional de cada um, viver outra realidade”, afirmou Esdras de Oliveira. Os alunos também conheceram o NAM da Aldeia Jaguapiru, visitando os reID_CURSOs disponíveis no local e brincando com as crianças. Para a coordenadora do ID_CURSO de Fisioterapia, Angela Midori Kuraoka de Oliveira, a visita possibilita o conhecimento sobre a comunidade indígena e novos projetos que podem ser desenvolvidas pelo ID_CURSO nos núcleos da UNIGRAN. “O objetivo da visita é sensibilizar os alunos para que eles possam estar conhecendo, enquanto cidadãos como é a realidade dessa população. Nosso objetivo é apresentar a realidade indígena e também as possibilidades que podemos desenvolver do ID_CURSO de fisioterapia dentro dos núcleos”, disse ela. (MC)