ID_CURSO de Agronomia recebe novos equipamentos para aulas práticas.

Trator e vários equipamentos reforçam as aulas de campo na Fazenda Experimental da UNIGRAN. Abaixo, profª. Adriana explica sobre pulverização.
Já no primeiro ano, os alunos contavam com uma fazenda experimental para as aulas de campo. Agora, a UNIGRAN entrega um conjunto completo de equipamentos para plantio, colheita e tratos culturais de grandes lavouras, aos ID_CURSOs de Agronomia e de Tecnologia em Produção Vegetal. Na aula prática desta quinta-feira, 15, os acadêmicos de Agronomia estrearam o novo trator e o pulverizador. “A gente recebe com bastante gratidão, porque traz conhecimento prático e benefício pra gente mesmo”, disse o acadêmico Sadrac Borges, do 3º semestre. A UNIGRAN adquiriu um trator Ford–New Holland de cabine climatizada e controles programáveis, uma plantadeira adaptada para diversas culturas, um aparelho de pulverização tratorizado, com capacidade de cobertura de 17 metros quadrados por segundo, e implementos de preparo de solo – grade, arado, niveladora. Para horticultura comercial, os ID_CURSOs receberam rotocanteiradeira e sistema de irrigação, além cerca elétrica, para a preservação dos animais silvestres em seus espaços de mata, na fazenda experimental e imediações. A área de 62 hectares é dividida em uma reserva legal, um lago de piscicultura, pastagens e a parte de lavoura. A fazenda ganhará também uma sede, cujas obras estão em fase de conclusão, com sala de aula e conferências e laboratórios para estudos de solo, plantas e insetos. Na rotina do ID_CURSO, vários desses estudos são desenvolvidos com o uso de laboratórios do campus da UNIGRAN, em palestras técnicas e na sala de aula. “A gente procura sempre ministrar o conteúdo teórico e, depois, aplicá-lo, na prática”, disse a professora Adriana Viana Schwan Stoffel, da disciplina de Biologia e Controle das Plantas Daninhas, que falou da aplicação de herbicida na cultura do trigo, matéria da primeira aula de campo com equipamentos próprios, “eles fizeram os levantamentos das plantas daninhas existentes no meio da cultua do trigo e vão, então, executar na prática o controle químico”. O professor Wilson Finamore explicou que, antes, os maquinários usados nas aulas práticas eram terceirizados. Agora, estão em disponibilidade imediata para os ID_CURSOs de Agronomia e de Produção Vegetal. “Vamos ter à disposição os equipamentos na DATA_HORA que for necessário para a aplicação de fungicida, inseticida, herbicida, numa condição ideal da cultura, como estamos fazendo, na cultura de trigo, e em tempo”, explicou. Finamore informou que as culturas de inverno, atualmente em estudo, ocupam onze hectares da fazenda com trigo, e quatro, com milho. As lavouras foram semeadas em sistema de plantio direto, na seqüência da soja, colhida recentemente. Segundo a professora Adriana Stoffel, a incidência maior de planta daninha na área de trigo é de soja tigüera. (JR)