Atletas da OLIGRAN contam com atendimento de enfermagem e fisioterapia.

Supervisionados por professores, acadêmicos realizam atendimentos de primeiros socorros em todas as modalidades, nos jogos da UNIGRAN.
Garantir atendimento de primeiros socorros aos atletas que participam da OLIGRAN é um trabalho de atenção que está sendo acompanhado por equipes de acadêmicos dos ID_CURSOs de Fisioterapia e Enfermagem da UNIGRAN. A cada partida coletiva, pelo menos dois alunos de cada ID_CURSO ficam junto das equipes no banco de reserva. Atentos, eles observam a gravidade das lesões e com a autorização do árbitro, entram em campo para fazer o diagnóstico. Mas nem todos os atletas se machucam durante as competições. Paulo Márcio, do ID_CURSO de Educação Física, teve uma lesão no pé direito ao fazer aquecimento. Com fortes dores, a equipe de Fisioterapia aplicou gelo para evitar o inchaço no local, em seguida passaram pomada e enfaixaram a junta do pé. “É importante a gente ser atendido, receber os primeiros socorros e ter orientações sobre o ID_TIPO de lesão”, comentou o atleta, que por recomendações não participou do jogo. Karem Gomes e Cláudia Graziela, do 5º semestre de Fisioterapia, prestaram atendimento ao atleta e verificaram que ele não tinha condições de disputar a partida de futebol suíço. Caso participasse a lesão iria se complicar. “Fazemos um trabalho de primeiros socorros e orientação. O Paulo sentia dores ao mexer o pé, passamos pomada para aliviar a dor, no entanto, não podíamos autorizá-lo a competir machucado”, disse a estudante Karem. Tudo o que aprende em sala de aula é colocado em prática. “É importante termos o contato com os atletas, próximo a eles podemos dar melhor atenção”, complementa Cláudia Graziela. Orientados pelos professores, os alunos tiram dúvidas sobre procedimentos em casos onde ocorrem lesões mais graves. O professor coordenador dos acadêmicos de Fisioterapia, Vinícius Nobre, disse que em primeiro momento quando o atleta se machuca o atendimento é feito pelos fisioterapeutas. Caso tenha sangramento é encaminhado a turma de Enfermagem. “Prestamos o primeiro socorro onde é feito um levantamento das condições físicas do atleta. Se diagnosticado que ele não tem condições orientamos a ficar de fora da partida”, explica o professor. Janaina Bonfin, professora responsável pelos alunos de Enfermagem, disse que os jogos estão tranqüilos, não sendo registrado nenhum caso que solicitasse à atenção dos seus alunos. Participam do estágio supervisionado de atendimento em primeiros socorros os acadêmicos do 5º e 7º semestre de Fisioterapia e Farmácia da UNIGRAN. (FV)