Alunos de Farmácia participam de palestra sobre Microbiologia dos alimentos.

Evento da Semana de Farmácia da UNIGRAN tratou do controle de qualidade de alimentos.
Aspectos microbiológicos do leite e seus derivados foram temas de palestra da V Jornada Acadêmica de Farmácia, na quarta-feira, 7. A fiscal da empresa de laticínios Camby, Creilda Alves da Silva, foi a ministrante e falou sobre aspectos e indicadores sanitários, análises microbiológicas e condição de manipulação dos produtos, do controle de qualidade de alimentos de origem animal. Farmacêuticos podem atuar como fiscalizadores de alimentos de origem animal, no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “O Ministério da Agricultura até 5 anos atrás contratava apenas veterinários e agrônomos, agora o controle de qualidade dos laboratórios tem procurado farmacêuticos, é uma área que está aberta”, disse Creilda da Silva. A fiscal falou sobre os métodos de análises microbiológicas, deu exemplo da bactéria salmonella presente em alimentos animais, que causa intoxicação alimentar, ressaltando sobre a importância do controle de qualidade. Também durante a programação da Semana Acadêmica de Farmácia, alunos puderam apresentar trabalhos científicos aos colegas de ID_CURSO. Para o professor Marcelo Silva, coordenador da Farmácia UNIGRAN, a iniciativa instiga a produção científica na faculdade. “Essas apresentações estimulam a realização de pesquisas e a produção de artigos científicos, foram apresentados, por exemplo, trabalhos como o controle de qualidade de medicamentos, o uso de plantas medicinais com ação antibacteriana e antifúngica e o uso de medicamentos por caminhoneiros”, disse ele. (BD)