Família é tema do Simpósio de Serviço Social da UNIGRAN.

Profa. Edna Strujak destaca que políticas públicas devem assegurar dignidade a família.
Com tema que discute as políticas públicas para a família, o V Simpósio de Serviço Social começa nesta terça-feira, 13, no anfiteatro da UNIGRAN. Segundo a organização do evento, o objetivo é trabalhar as políticas públicas em relação ao fortalecimento do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para abordar a valorização da família na sociedade. A palestra de abertura será com o professor Arno Vorpagel Scheunemann (ULBRA-RS), sobre “A centralidade da família na política social brasileira: sinalizadores para a intervenção familiar e territorial”. Para a coordenadora de Serviço Social, Edna Ferreira Strujak, o tema família contribui para a compreensão das políticas sociais, no contexto da sociedade. “O tema compreende também a questão familiar, para que as pessoas possam buscar os seus direitos nas políticas públicas”, disse ela. Como direitos, entendem-se o trabalho, a saúde, a educação e condições dignas de vida. A programação conta com mini-ID_CURSOs, palestras e mesa-redonda. A coordenadora diz que a semana inicia com a questão da família no contexto social e termina na questão da vida. “Serão temáticas diferentes, mas com o mesmo foco, a família, a vida, as relações humanas. A educação é a base de uma família, precisamos educar as crianças para não precisar punir os homens”, afirmou. (MC) PROGRAMAÇÃO Dia 13 – Terça-feira 13h às 17h – Oficina de Comunicadores Profª Maria Cristine Medeiros- UNIGRAN 13h às 17h – Ética na Intervenção Sócio-familiar Prof° Dr Arno Vorpagel Scheunemann- ULBRA-RS Abertura da Semana Acadêmica às 19h30 Local: Novo Espaço de Eventos – UNIGRAN Momento Cultural; Participação do CRESS; Palestra do Prof° Drº Arno Scheunemann Tema: “A centralidade da família na política social brasileira: sinalizadores para a intervenção familiar e territorial”. Dia 14 – Quarta-feira 13h às 17h – Oficina de Comunicadores. Profª Maria Cristine Medeiros - UNIGRAN 13h às 17h – Técnicas de Redação e Artigos Científicos. Profª Drª. Nara Sgarbi - UNIGRAN 19h30min às 22h – “Como motivar si próprio” buscando desenvolvimento profissional. - Profª Tatiany Fernandes Barbosa - UNIGRAN 19h30 às 21h – Mini-ID_CURSO - “Perspectivas Interdisciplinares: Política Indigenista-Considerações Metodológicas”. Profª. Joana Prado Medeiros - UNIGRAN Dia 15 – Quinta-feira – Dia do Assistente Social 13 às 17h - Mini-ID_CURSO: Educação e Infância: Considerações de pesquisa sobre a criança negra - séculos 19-21 - Profª Drª Maria do Carmo Brazil - UFGD 13 às 17h - Uma abordagem referente à Bioestatística. - Profª Solange Tieko Sakaguti - UNIGRAN 19h30 às 21h30 - Sistema Penitenciário – Estrutura e Funcionamento em Dourados. Profª Fernando Bonfim Duque Estrada (Procurador de Entidades Públicas AGEPEN-Dourados). 21h30 às 22h – A inclusão do deficiente e os direitos legais. - Profª Claunice Maria Dorneles - Lançamento do livro: A contribuição das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem do deficiente visual. Dia 16 – Sexta-feira 13h às 17h – Mini-ID_CURSO: Infância da Criança Negra e Considerações de Pesquisa. - Profª Drª Maria do Carmo Brazil - UFGD 19h30min às 22h - “Fraternidade e Defesa da Vida Humana” Mesa Redonda: Debate em Consonância com o Tema – “Abordando os Valores da Vida: da concepção ao declínio”. - Palestrante: Pe Crispim Guimarães.