Acadêmicos se atualizam em Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Fortalecer o atendimento humanizado ao paciente foi destaque nos miniID_CURSOs da Semana de Enfermagem.
Os cuidados da enfermagem para as necessidades individuais de cada paciente foram temas dos mini-ID_CURSOs em diversas áreas de Sistematização de Assistência, na IV Semana Acadêmica de Enfermagem da UNIGRAN. A professora Érika Kaneta Ferri, coordenadora do ID_CURSO, disse que a formação acadêmica deve ser humanizada, dessa forma, os 16 mini-ID_CURSOs destacaram a importância da organização do trabalho da enfermagem para otimizar o atendimento e visualizar melhores resultados. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método científico de trabalho que proporciona melhoria significativa da qualidade da Assistência prestada ao paciente, através do planejamento individualizado das ações de Enfermagem, elaboradas pelo profissional enfermeiro. Seguindo as estratégias do Conselho de Enfermagem, de atribuir a sistematização em todos os serviços de saúde pública e privada, os mini-ID_CURSOs permitiram, segundo a professora Érika, um momento de reflexão no atendimento ao paciente, além de capacitá-los para a implantação, planejamento, execução e avaliação do processo de enfermagem, sobretudo o aperfeiçoamento dos acadêmicos. Érika explica que a organização de trabalho do profissional enfermeiro inicia no primeiro contato com o paciente ou familiar, ao preencher o cadastro de dados, devendo prestar a atenção à saúde de acordo com as necessidades individuais, para permitir a continuidade do cuidado humanizado, que terá o auxílio das demais categorias da enfermagem e médica, visando fortalecer o trabalho em equipe. (FV)