Oncologia demanda farmacêuticos especializados.

Pesquisadora Marília Sant’Anna falou sobre atuação do farmacêutico na área, de forma interdisciplinar, na Jornada de Farmácia da UNIGRAN.
O segmento farmacêutico voltado à oncologia cresceu desde que o Conselho Federal de Farmácia editou a Resolução 288, de 1996, que estabelece como atribuição exclusiva do farmacêutico a manipulação de quimioterápicos ou citotóxicos. Os assuntos sobre a importância do farmacêutico na equipe multidisciplinar da oncologia foi tema de mini-ID_CURSO da 5ª Jornada Acadêmica de Farmácia, na quarta-feira, com a palestrante Marília Sant’Anna. Para atuar na oncologia, área que atua com o tratamento do câncer, o profissional tem que ser generalista, conhecedor das demais equipes multiprofissionais que atuam juntas no tratamento do paciente. Dessa forma, é necessário ter formação especializada, pós-graduação em Farmácia Oncológica. Marília Sant’Anna explica que são várias as atividades desenvolvidas pelo farmacêutico na oncologia, desde a adequação de atividades e espaço físico, participando do plano de gerenciamento de resíduos, quanto no acompanhando de prescrições e queixas técnicas, buscando novas informações sobre reações adversas. “É muito importante que haja interação entre o farmacêutico e os demais profissionais que atuam na oncologia como o cirurgião, o radioterapeuta, o psicólogo, os enfermeiros, o serviço social, entre outros”, comentou, definindo que a multidisciplinariedade da oncologia, associada às crescentes inovações, exige de cada profissional postura interdisciplinar, uma vez que o paciente não pode ser entendido como a soma de suas partes, e sim dentro de uma visão integral. Segundo ela, para alcançar o sucesso do tratamento em oncologia, o objetivo principal deve ser o paciente, com a contribuição de cada profissional através de estratégias elaboradas em equipe, principalmente na prescrição farmacêutica com a checagem das doses de quimioterápicos e na avaliação dos componentes quanto à quantidade e compatibilidade dos medicamentos. (FV)