Medicamentos veterinários também requerem prescrição rigorosa.

A Farmacologia Veterinária também foi tema de seminário da 5ª Jornada Acadêmica de Farmácia da UNIGRAN. Nesta terça-feira, a importância da prescrição de medicamentos manipulados de uso animal foi abordada pela farmacêutica Juliana Martins Utumi. Ela alertou os acadêmicos que os remédios veterinários devem ser prescritos por um médico veterinário. Juliana Utumi disse que hoje se encontra no mercado uma grande variedade de princípios ativos, comercializados em diferentes apresentações. No entanto, suas concentrações, volumes e, até mesmo, a palatabilidade dos produtos, para a prática de clínica médica veterinária, deixam a desejar quando se quer primar pela individualização de um tratamento. “As fórmulas manipuladas são mais eficientes por utilizar a dosagem correta, mas somente o médico veterinário poderá decidir o medicamento a ser administrado”, enfatizou. Por conta de o farmacêutico ter o conhecimento técnico-científico na manipulação e uso dos medicamentos, Utumi esclareceu que é preciso também que as farmácias de manipulação veterinária tenham em seu quadro efetivo o profissional farmacêutico para dar o respaldo necessário ao médico veterinário no aviamento da receita. (FV)