Senar realiza ID_CURSO no núcleo da UNIGRAN na Aldeia Jaguapiru

Alunas, com a professora Maria Cristina (abaixada dir.), aprenderam técnicas de fabricação caseira de artigos de limpeza.
O Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – organizou um ID_CURSO de fabricação de produtos de limpeza, no dias 29 e 30 de abril, no Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN, na Aldeia Jaguapiru. O ID_CURSO realizado em parceria com a organização “Amigo do Índio” (AmI) totalizou 16 DATA_HORAs e foi dirigido às mulheres, com a finalidade de amenizar os gastos das famílias indígenas. Dez alunas índias participaram do ID_CURSO e aprenderam a fazer diferentes produtos, como amaciante, desinfetante, detergente, sabão em pó e sabão líquido, limpa-alumínio, água sanitária e, inclusive, shampoo. A instrutora Maria Cristina Sartori Lhopes acredita que o ID_CURSO pode até mesmo ajudar no orçamento das famílias. “Fica bem mais barato a gente aprender a fabricar produtos de limpeza para uso doméstico e, posteriormente, a venda”, disse ela. Maria Cristina diz ainda que o aprendizado proporciona melDATA_HORA na qualidade de vida das famílias. “Eu acredito que depois dos alimentos, os produtos de limpeza vêm em segundo lugar na importância da vida de uma família”, reforçou. Os produtos feitos durante o ID_CURSO foram distribuídos entre as participantes do projeto. Em outubro do ano passado, o Senar realizou um ID_CURSO de conservas de alimentos para as mulheres indígenas, também em parceria com a AmI e o Sindicado Rural de Dourados. (MC)