Terapeuta alerta que o bom tratamento capilar exige conhecimento científico.

Na abertura da Semana de Estética da UNIGRAN, palestrante falou que boa saúde dos cabelos depende de atendimento especializado.
Além do simples corte ou aplicação de produtos, trabalhar com o cabelo das pessoas exige conhecimento técnico e científico. O terapeuta capilar, Rogério Moura, palestrante da II Semana Acadêmica de Estética e Cosmetologia da UNIGRAN, destacou a importância do conhecimento profissional em anatomia capilar para aplicar os produtos corretos em seus clientes, que segundo ele, são na verdade os pacientes. Moura explica que a terapia capilar é a parte da medicina que estuda os métodos de tratamento das doenças do cabelo e do couro cabeludo, sempre atendendo as características e necessidades do paciente. “É importante trabalharmos em conjunto com um dermatologista, pois em alguns casos, como em quedas de cabelo, ou alopecia, podem provocar a destruição da matriz capilar, podendo resultar na formação de feridas, e somente um terapeuta pode identificar esse ID_TIPO de problema”, alertou, destacando a importância de realizar tratamentos apenas com profissionais da área. O terapeuta defendeu a busca de conhecimentos profissionais, através de pesquisas e da formação universitária. Para ele, o tratamento saudável exige que se tenha conhecimento científico e cosmetológico. Dessa forma, questionou que a maioria dos salões de cabeleireiros trabalha com variedades de produtos químicos, sem o conhecimento dos seus princípios ativos e de que cada pessoa necessita de tratamento específico. Rogério Moura, que ID_CURSOu terapia capilar na Faculdade do Chile, também abordou as técnicas da utilização de algas do oceano pacífico, para o tratamento de patologias do cabelo. Segundo ele, as algas pardas têm função de reequilibrar as disfunções do couro cabeludo e as algas vermelhas atuam na reestruturação de fios. Oficinas Além dos seminários, a Semana Acadêmica de Estética e Cosmetologia, que termina nesta quarta-feira, teve quatro oficinas. Os participantes estão tendo a oportunidade de conhecer técnicas de maquiagem profissional, eletroporação e Diamond Peeling, selamento de haste capilar e massagem com pedras quentes. Colaboram com o evento a Vita Derm Cosméticos Dourados, a Nova Cosméticos, a Vitturia Cosméticos e a Ingá Max Venda e Assistência Técnica, além das professoras da UNIGRAN, Ana Lucia Garcia Leite, Claudia Beloni, Rose Blanco e Rita de Cássia Espíndola. (FV)