Seminário de Ciências Contábeis aborda o Imposto de Renda.

Aula técnica tratou de vários assuntos específicos. Prazo da declaração do IRPF vence em 30 de abril.
Com o objetivo de orientar os acadêmicos de Ciências Contábeis da UNIGRAN e esclarecer as dúvidas sobre a declaração anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF/2008), cujo prazo de entrega encerra-se hoje, os professores Sergio Almir Wachter, Neil Garcia Romeiro, Reginaldo José da Silva e Robson Marques Amorim, realizaram um seminário de extensão na terça-feira. Participaram do evento os acadêmicos do 3º, 5º e 7º semestres. Foram abordados temas como mudanças na tabela, novos parâmetros da malha fina e onde estão acontecendo os maiores erros nas declarações. “É fundamental para o contador se inteirar sobre as mudanças e a modernização do processo de declaração do imposto”, esclarece o professor Sergio Almir. Vários assuntos foram discutidos detalhadamente por cada professor. Dentre as novidades da receita para a declaração IRPF/2008, foi destacada a obrigatoriedade de informar o número do recibo de entrega do ano passado, como também as informações sobre abatimentos com despesas, como educação e saúde, que agora devem vir acompanhadas do CPF ou CNPJ do beneficiário. O CPF dos dependentes com mais de 18 anos também passou a ser obrigatório. “Está obrigado a fazer a declaração do imposto de renda quem ganhou mais de R$ 15.764,28 no ano passado, seja com trabalho assalariado ou não, aposentadoria, aluguéis, pensões, atividade rural ou qualquer outro rendimento tributável”, explicou o professor Sérgio Almir. Segundo ele, o maior receio do contribuinte que faz a declaração sem pedir ajuda a um contador é cair na malha fina. Muitas vezes, o erro é pequeno, mas mesmo assim a Receita retem a declaração. Para não acontecer esses problemas, os professores explicaram a importância do profissional contador para melhor orientar o contribuinte. (FV)