Palestrante debate resolução 1.010 sobre atividades dos profissionais do CREA

A resolução dispõe sobre a regulamentação da atribuição de título aos profissionais do Conselho e estabelece formação continuada com especializações
O assessor técnico do CREA/MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), engenheiro civil Ganem Jean Tebcharani, debateu na quinta-feira (24) com acadêmicos de Arquitetura, Agronomia e Tecnologia em Produção Vegetal da UNIGRAN, a resolução 1.010/2005, instrumento que estabelece as atribuições dos profissionais que fazem parte do Conselho. O evento faz parte do ciclo de palestras da I Semana Acadêmica Integrada dos ID_CURSOs. Com a resolução, as universidades passam a ter maior responsabilidade na organização e no cumprimento dos currículos. “A nova legislação estabelece que a atribuição inicial do título profissional, atividades e competências decorrerão da análise do perfil profissional do diplomado, de seu currículo integral e do projeto pedagógico do ID_CURSO regular, em acordo com as respectivas diretrizes curriculares nacionais,” explicou. A Resolução 1.010 dispõe sobre a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades e competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalização profissional. O palestrante explicou também que a resolução tem como objetivo articular a graduação (concebida como formação inicial) à pós-graduação, responsável pela especialização para aprimoramento profissional. “Não se pode mais esperar que se tenha profissional especializado apenas na graduação. A resolução tem metas de estabelecer a educação continuada para alcançar sucesso no sistema educacional e profissional”, disse Tebcharani. Como vantagem explicou que a 1.010 concede atribuições iniciais ao graduado e depois incorpora novas atribuições, de acordo com as especializações. (FV-CM)