Acadêmicos de Serviço Social realizam pesquisa em propriedade rural da região.

A pedido dos donos da Fazenda Campanário, estudantes da UNIGRAN colheram dados que vão resultar em plano de ações para as famílias da área.
Acadêmicos do último ano de Serviço Social realizaram pesquisa social na Fazenda Campanário, entre os dias 16 e 19 deste mês. A fazenda fica no município de Laguna Caarapã e o objetivo foi conhecer o perfil sócio-cultural e econômico das 65 famílias que residem na área. Na propriedade, trabalham 220 pessoas, em diversas atividades agrícolas e pecuárias. A etapa seguinte do trabalho é a elaboração de um plano de ações afirmativas voltado para a sustentabilidade social e cultural das famílias. A iniciativa partiu dos proprietários da fazenda e se tornou projeto de extensão da disciplina de Pesquisa Empírica em Serviço Social. Orientados e supervisionados pela coordenadora do ID_CURSO e professora da disciplina, Edna Ferreira Strujak, os acadêmicos montaram questionários e fizeram entrevistas e oficinas para coletar dados para preparação do projeto de ação. “Os alunos foram à prática estudar os problemas da realidade e trouxeram para a teoria, na produção da ação final”, disse a coordenadora. A apresentação dos resultados da pesquisa e das propostas de ações será feita durante um seminário previsto para o final de abril, que contará com a participação de proprietários da fazenda. A professora Edna antecipou que uma das ações deverá ser direcionada para as mulheres, visando à geração de renda e à melhoria das condições econômicas das famílias. (MC-JR)