Acadêmicos de Agronomia participam do “Pé de Soja Solteiro”.

As plantas chegaram a medir dois metros de altura, exigindo cuidado redobrado dos acadêmicos para quebrar o pé de soja e contar as vagens.
Acadêmicos de Agronomia e tecnologia em Produção Vegetal da UNIGRAN contaram as 6.452 vagens do pé de soja que deu pela quinta vez a vitória aos produtores rurais da família Bohn, no 11º conID_CURSO do Pé de Soja Solteiro, em Laguna Carapã. Esse é o segundo ano consecutivo que os acadêmicos participam da festa em que a responsabilidade do trabalho fez ganhar respaldo dos organizadores para o encargo de Comissão Julgadora oficial. “A participação dos alunos de Agronomia mostra a seriedade do evento em colocar profissionais da área para assumir as funções de fiscalização e contagem das vagens”, disse o prefeito de Laguna Carapã, Luiz Brandão, dizendo que a festa passou a ter mais credibilidade tendo a aceitação dos produtores rurais que participam do conID_CURSO. “Temos mais confiança com a equipe de estudantes e professores para serem os responsáveis para julgar a contagem”, completou um dos quatro irmãos da família vencedora, Izolde Catarina Bohn. A equipe foi formada por 30 acadêmicos, supervisionados pela coordenadora dos ID_CURSOs de Agronomia e Tecnologia em Produção Vegetal, Karlla Barbosa Godoy, e pelos professores Wilson Finamore e a professora Cynara Tessoni Bono. Ao todo 21 produtores rurais inscreveram o pé de soja para concorrer ao conID_CURSO que premiou o primeiro lugar com uma moto zero quilometro. Foram três dias de festa, que atraíram visitantes da região de Laguna Carapã e de outros estados do país. Nas noites de sexta-feira e sábado muita música animou o público com o tradicional bailão, mas as expectativas se voltaram para o domingo que revelou o vencedor do conID_CURSO do Pé de Soja Solteiro. IZolde Bohn, conta que foram cinco meses de trabalho com assistência diária no manejo da planta. No ano passado ela atingiu a marca de 9.442 vagens. Em 2006, o maior recorde da festa, a família conseguiu 10.093 vagens em uma única planta. Todo o cuidado foi tomado na DATA_HORA de manusear o pé de soja para arrancar os galhos e retirar as vagens para serem contadas. As plantas chegavam a medir dois metros de altura. Os galhos eram moldados por arames para deixá-los firmes. Despedaçado sobre a mesa, os acadêmicos contavam as vagens e colocavam em um saco plástico com o número da inscrição do produtor rural. Segundo a professora Karlla, a denominação do nome Pé de Soja Solteiro se explica pelo modo com que é cultivada, sendo o plantio feito separadamente das demais culturas comerciais. Em fevereiro desse ano, os acadêmicos fizeram uma visita à fazenda da família Bohn, onde tiveram dicas do manejo do pé de soja. No ano que vem, além de serem a Comissão Julgadora do conID_CURSO, irão competir com os produtores rurais, pois vão cultivar a planta na Fazenda Experimental de Agronomia da UNIGRAN para participar do conID_CURSO. (FV)