Educação Física participa da Semana do Índio.

Rituais indígenas e brincadeiras, como o pula-pula e a ginástica olímpica, dividiram a atenção das crianças, na Escola Tengatui Marangatu, dia 18.
Centenas de Crianças indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó comemoraram, na sexta-feira, a Semana do Índio em grande festa na escola Tengatui Marangatu. Rituais sagrados de reza, a dança e a música embalaram os festejos reunindo três escolas, mas a atração principal ficou por conta das brincadeiras da caravana dos acadêmicos de Educação Física da UNIGRAN, com o pula-pula e a ginástica olímpica. Nos festejos comemorativos ao Dia do Índio, 19 de Abril, as crianças encenaram peças teatrais com histórias que lembraram o modo de vida dos seus antepassados. História que elas conhecem apenas nas cartilhas escolares. Com olhares curiosos acompanhavam os rituais que mantém acesa a cultura, lembradas em momentos sagrados com a união dos povos indígenas. O grande número de crianças fez revezar as atenções entre os rituais e as brincadeiras. Em fila, para esperar a vez, aguardavam com ansiedade o momento de saltar no trampolim da ginástica olímpica. No pula-pula treinavam acrobacias. Mal saiam do brinquedo e retornavam para a fila. Tênis de mesa, dominó e dama completaram a diversão da criançada. A diretora Célia Faustini, da Escola Municipal Tengatui Marangatu, disse que a participação dos acadêmicos de Educação Física foi importante para diversificar a recreação. Das poucas atividades de lazer na aldeia, com espaços recreativos apenas nas escolas, o líder indígena, Carlos Antonio Duarte, conhecido como Piririta, destaca a presença da UNIGRAN na reserva de Dourados. “É um apoio social muito grande. São momentos como esse que as crianças se divertem com mais prazer”. Durante toda a manhã a diversão foi garantida não apenas para as crianças, mas também para os futuros profissionais da Educação Física. A acadêmica Cláudia Olsen comenta que trabalhar com crianças exige maior preparo para acompanhar o ritmo, mas ver o sorriso em cada rosto é sinal de tarefa cumprida. (FV)