Jornada de Farmácia terá lançamento de livro e atividades em várias especialidades.

Prof. Marcelo Silva conta que o evento abrangerá as principais áreas de Farmácia. Autora de livro, Janaína Villanova, será ministrante de oficina.
Durante a programação da 5ª Jornada Acadêmica de Farmácia da UNIGRAN, a pesquisadora Janaína Cecília Oliveira Villanova, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, fará lançamento do livro “Padronização de Excipientes para Farmácia Magistral”, que trata da composição de cápsulas e comprimidos. O lançamento será durante mini-ID_CURSO que ela ministrará durante o evento. A Jornada Farmacêutica acontece de 5 a 8 de maio e abrangerá diversas áreas da Farmácia. Medicamentos, análises clínicas e, até mesmo, alimentos são as grandes áreas temáticas da semana. “A programação está bem eclética, o ID_CURSO forma farmacêuticos generalistas, por isso a jornada conta com todas as áreas da farmácia”, disse o professor Marcelo da Silva, coordenador interino do ID_CURSO Farmácia da UNIGRAN e um dos organizadores do projeto. Para os alunos, a jornada acadêmica proporciona mais conhecimentos e atualização científica. Para isso, a jornada garante 40 DATA_HORAs de atividades complementares. Segundo o coordenador, as palestras e oficinas com professores convidados são interessantes porque agregam novas visões e mudam a rotina do ID_CURSO. A organização da Jornada de Farmácia é de responsabilidade da Coordenação do ID_CURSO, dos alunos do 7º semestre e da Coordenação da Farmácia UNIGRAN. As escolhas das palestras e mini-ID_CURSOs foram feitas de acordo com as sugestões da maioria dos alunos de Farmácia. “Foi feita uma pesquisa, nas turmas de todos os semestres, para sabermos quais eram os temas de mais interesse”, afirmou o professor Marcelo. (MC) Veja a seguir a programação “V Jornada Acadêmica de Farmácia”: 05 de maio 19h30 Abertura Solene 20h00 – Palestra sobre Novas Perspectivas na Profissão Farmacêutica. Palestrante: prof. dr. Dennis Armando Bertolini 21h15 – Noite Cultural 06 de maio 7h30 – Entrega de Material 8h00 – Palestra – Fiscalização em Estabelecimentos de Alimentos. Palestrante: Valdir Faber Gasparotto – Vigilância Sanitária Dourados /MS. 9h30 – Palestra – Aspectos Moleculares da Patogenia da Malária. Palestrante: M.Sc. Ana Cláudia Pompeu Raminelli 10h30 – Palestra – Atualizações em Fitoterápicos. Palestrante: Drª Maria do Carmo Vieira. 13h00 –Mesa redonda – As dificuldades encontradas pelas farmácias magistrais frente à RDC 67. 15h45 – Apresentação de Trabalhos 19h00 – Mini-ID_CURSO – Diagnóstico clínico através de técnicas de biologia molecular. Palestrante: . Drª. Cristiane Pacheco. 19h00 – Mini-ID_CURSO – Novos rumos da homeopatia. Palestrante: Zilda Cristiani Gazim. 19h00 – Mini-ID_CURSO – Controle de Qualidade envolvendo Açúcar e Álcool de Cana de Açúcar. Palestrantes: Jairo Paiole (Biólogo e funcionário da Usina Passatempo) e Antônio Sinézio Bravo (Tecnólogo em açúcar e álcool da Usina Passatempo) 19h10 – Palestra – A importância da formação especializada aliada à visão e prática assistencial profissional no contexto da saúde. Palestrante: Marilia Sant`Anna 21h00 – Palestra – Desenvolvimento de Saneantes. Palestrante: Esp. Taline Baganha Stefanello. 07 de maio 7h30 – Palestra –Gestão da qualidade na indústria farmacêutica. Palestrante: Esp. Karimi Sater Gebara. 9h30 – Palestra – Protocolos animais para avaliação da atividade de plantas medicinais. Palestrante: Drª Claúdia Andréa Lima Cardoso (UEMS). 7h30 – Mini-ID_CURSO – Importância da Formação em Farmácia Oncológica. Palestrante: Marilia Sant’Anna. 13h00 – Apresentação de Trabalhos 15h20 – Palestra – Aspectos Microbiológicos de Leite e derivados. Palestrante: Creílda Santos Alves. 19h00 – Mini-ID_CURSO – Atribuições do profissional farmacêutico como Perito técnico. Palestrante: drª. Efigênia Santana 19h00 – Mini-ID_CURSO – Aplicação e cuidados na administração de medicamentos injetáveis. Palestrante: Esp. Bertha Lúcia Costa Borges. 19h10 – Palestra – Fotoenvelhecimento . Palestrante: Denílson Drumond de Oliveira 08 de maio 7h30 – 9h10 Palestra – Manipulação de produtos veterinários. Palestrante: Esp. Juliana Martins Utumi. 7h30 – Mini-ID_CURSO – Padronização de excipientes para Farmácia Magistral. Palestrante: Mestre Janaína Cecília Oliveira Villanova 7h30 – Mini-ID_CURSO – Formulações avançadas contendo filtro solar. Palestrante: professora mestre Ana Claúdia Pompeu Raminelli. 9h30 –Palestra – Questões éticas relacionadas a pesquisas em células tronco. Palestrantes – profª. drª. Rosilda Mara Mussuri e profª mestre Georgia Cristian Borges 13h00 – Palestra – Procedimentos para elaboração de artigo científico. Palestrante: dr. Cristiano Raminelli (Química Orgânica – UFGD) 13h00 – Mini-ID_CURSO – Micotoxicoses. Palestrante: prof. mestre Marcelo da Silva.