AmI e UNIGRAN comemoram Dia do Índio no núcleo da Aldeia Jaguapiru.

Entretidas em atividades lúdicas e esportivas, cerca de mil crianças se divertiram no núcleo de extensão da UNIGRAN, na Jaguapiru, sábado.
A organização Amigo do Índio (AmI) e a UNIGRAN anteciparam em uma semana as comemorações do Dia do Índio, que será neste sábado, realizando uma tarde de lazer no Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN (NAM), da Aldeia Jaguapiru. Os cerca de 1.500 sanduíches servidos com suco dão a idéia do público de crianças e adolescentes que se divertiram na companhia de acadêmicos e professores da Instituição. As crianças brincaram de futebol, vôlei, pega-pega, jogo da memória, pega-varetas, quebra-cabeça, jogo do palito, além de recebem pinturas dos acadêmicos nas mãos e nos rostos, e dançarem. Participaram acadêmicos de Educação Física, Enfermagem, Matemática e Farmácia, sendo que o ID_CURSO de Farmácia apresentou a peça de teatro “Dengue”, voltada para o público infantil. De acordo com o coordenador do NAM Jaguapiru, Fernando Souza, que é formado em Administração pela UNIGRAN, a Aldeia de Dourados não possui outro local de lazer como a infra-estrutura do NAM. “Como indígena e morador da aldeia, eu conheço de perto as necessidades e carências daqui, e sei que um lugar como este é muito importante para as nossas crianças”, afirmou. O NAM oferece durante a semana aulas de trabalhos manuais, como crochê e tricô, e ID_CURSOs de computação, ministrados pelo professor da AmI Duadino Martins, aulas de dança e teatro, oferecidas pela Associação dos Jovens Indígenas (AJI), oficinas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e ID_CURSOs bilíngües de alfabetização de adultos, em parceria com o Governo do Estado, além de disponibilizar uma biblioteca para a comunidade. As atividades de lazer são promovidas pela AmI, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), com apoio da UNIGRAN e de empresas de Dourados. Além de recreação e lazer para os jovens, o Dia do Índio será lembrado também com um seminário, nesta sexta-feira (18). (BD)