Turma de Biologia promove mostra de saúde em avaliação bimestral.

Vários grupos de alunos do 7º semestre montaram exposição sobre vírus e doenças que podem ser evitadas com informação, ontem, no Bloco 3 da UNIGRAN.
O conhecimento em ação, para esclarecer o público sobre doenças causadas por vírus. Acadêmicos do 7º semestre de Ciências Biológicas da UNIGRAN montaram painéis e estandes multimídia para falar sobre as formas de transmissão e contágio da dengue, hepatite A, B e C, herpes, AIDs e outras enfermidades. A mostra organizada nesta terça-feira à noite valeu como prova da disciplina de Microbiologia. Essa fórmula de avaliação é adotada com êxito pelo professor Roberto Veiga Alva faz cinco anos. “[Essa] é uma prova muito mais profunda e trabalhosa, eles [alunos] vão pesquisar para responder a inúmeras perguntas e aproveitam para divulgar informações de saúde pública”, explicou o professor. Ele acrescentou que o contato com as pessoas é importante também no aspecto didático e como exercício de desinibição. Como futuros professores e pesquisadores, os acadêmicos têm compromisso com a educação em saúde da população, e a mostra é uma oportunidade de lembrar as pessoas de cuidados epidemiológicos básicos. “Às vezes, o que falta é um pouco mais de divulgação”, opina a acadêmica Cíntia Aparecida da Silva. Já a estudante fantasiada de Aedes Aegipty lembra que a água é criadouro do vetor da dengue. “Água parada, de jeito nenhum, as pessoas que não estão conscientes, é porque ninguém na família pegou dengue, quando pegar, daí vão cuidar, vão estar se prevenindo”, disse Cristiane da Silva Prado. A colega Arlete Coradelli fala que o esclarecimento pode vir também do trabalho de informação, como na mostra de ontem. “Em nós, existe a conscientização, porque, estudando, pesquisando, a gente descobre coisas que nem imaginávamos e as pessoas que passam, perguntam e, às vezes, podem nem falar, mas no olhar, no perguntar, percebe-se que aquilo já esclareceu”, comentou, referindo-se às informações que transmitem ao público. (JR)