Seminário Indígena da UNIGRAN põe em debate o preconceito étnico.

Rito indígena, realizado no evento de 2007 – objetivo do seminário é promover as relações interculturais entre alunos índios e não-índios.
Com apoio da Pró-Reitoria de Ensino e Extensão, os acadêmicos índios da instituição realizam, nesta sexta-feira, 18, o “IV Seminário Acadêmico Indígena da UNIGRAN”. O evento está sendo organizado em torno do tema “Vencendo barreiras e quebrando preconceitos”, e tem como principal objetivo debater o preconceito contra grupos étnicos originários da região. O seminário é alusivo ao Dia do Índio e aberto à participação dos estudantes e professores de todos os ID_CURSOs da UNIGRAN. Conforme dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), em pleno ano 2000, apenas alguns indígenas, em todo o território brasileiro, eram portadores de diplomas de graduação. E como lembra a pró-reitora Terezinha Bazé, “a UNIGRAN foi a primeira instituição de ensino superior a abrir as portas para o índio, antes de qualquer outra”. Ela se refere às iniciativas de implantar núcleos de extensão universitária nas aldeias de Dourados e ao programa de bolsas de estudos para jovens guaranis, kaiowás e terenas. Neste ano, o programa atende a quarenta e sete índios que foram contemplados com bolsas de estudo integrais, pagas pela UNIGRAN e pela Funai. Outros vinte estudantes indígenas recebem bolsas parciais da Instituição, para concluir seus estudos e seguir uma carreira profissional. Desde 2001, mais de trinta índios se formaram em Direito, Biomedicina, Nutrição, Educação Física, Pedagogia e em outros ID_CURSOs da Instituição. No seminário do dia 18, alguns desses profissionais virão relatar suas conquistas e falar sobre suas experiências na faculdade e no trabalho. Os acadêmicos querem também conversar abertamente sobre o problema da discriminação e debater a falta de oportunidades no mercado de trabalho, e o relacionamento com colegas e professores. A programação do evento inicia às 18h, com apresentações culturais, e prossegue com palestras e mesa redonda, até às 22h. No ano passado, o seminário valorizou o conhecimento tradicional indígena, no contexto das relações interculturais. As inscrições para o evento podem ser efetuadas junto à Pró-reitoria de Ensino e Extensão - Bloco 1. Para mais informações, a Pró-Reitoria de Ensino disponibiliza o telefone 3411-4189. (JR)