Coordenadores de ID_CURSOs apóiam trabalho do CEP-UNIGRAN.

Acadêmicos de Fisioterapia apresentam estudo aos colegas, em trabalho de iniciação científica.
A exigência é recente, mas a UNIGRAN se antecipou a ela, para não deixar alunos e professores para trás. Hoje, a maioria das publicações especializadas exige que um artigo contenha a aprovação de um comitê de ética, caso o estudo se refira a pessoas, animais ou trate do uso de algum reID_CURSO natural. Do contrário, muitas revistas científicas sequer analisam o artigo para publicação. A aprovação de uma pesquisa por um comitê vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) pressupõe que o trabalho obedece às normas de biossegurança, nos casos em que são aplicáveis, e respeita a integridade, individualidade e a alteridade dos sujeitos da pesquisa, quando envolverem seres humanos. É essa consciência de ética que deve se formar nos profissionais de qualquer área e pesquisadores. O aprendizado começa na graduação acadêmica. Nesse sentido, o Comitê de Ética em Pesquisa da UNIGRAN tem papel preponderante na orientação dos autores de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de ID_CURSOs de graduação, por exemplo. Porém, a adoção de novas idéias e comportamentos nem sempre é pacífica. Assim como outros professores, a coordenadora de Biomedicina, Valdelice Burgos, disse que professores e alunos tiveram de superar dificuldades para atender às instruções normativas do CEP, na elaboração de projetos. “Depois de muitos obstáculos passados no processo de adaptação percebi que vem sendo muito proveitosa a experiência do CEP, pois os projetos que trabalham com seres humanos estão sendo enviados e executados com muito mais amadurecimento, dessa forma, parabéns pelo trabalho, durante esses três anos”, parabenizou a professora. A coordenadora do ID_CURSO de Enfermagem, Érika Kanetta Ferri, também felicitou os integrantes do Comitê pela renovação do credenciamento junto à Conep. “A equipe desenvolve tão brilhantemente este trabalho, garantindo que as dúvidas sejam sanadas, e nos fortalecendo através das capacitações e trocas de experiências. Os ID_CURSOs da área da saúde, em especial, ganham em qualidade de projetos, pois, as sugestões dos avaliadores podem implementar e melhorá-los”, falou. Por sua vez, a professora Ângela Midori Kuraoka de Oliveira, coordenadora de Fisioterapia, disse que o Comitê contribuiu com o aprimoramento dos métodos e das técnicas de investigação científica no ID_CURSO de Fisioterapia e em toda a Faculdade de Ciências Biológica e da Saúde. Ela entende que a influência positiva do Comitê amplia-se para além da instituição. “A seriedade do trabalho do CEP/UNIGRAN engrandece a produção científica das instituições da região, e garante que sejam respeitados os direitos dos sujeitos de pesquisa e os deveres do pesquisador”, falou. As normas do Comitê de Pesquisa e Ética da UNIGRAN estão disponíveis à página da Instituição (www.unigran.br/comite_etica), onde estão informações sobre a documentação necessária para se encaminhar projetos à análise. (JR)