Alimentos transgênicos são temas de palestra agronômica na UNIGRAN.

Estudantes de Agronomia e Produção Vegetal foram convidados para palestra com pesquisador Carlos Henrique Dalmazzo.
Uma aula para aprimorar o conhecimento técnico e trazer o que há de mais atual em informações sobre alimentos geneticamente modificados. Os conceitos de biossegurança dos produtos transgênicos e as inovações tecnológicas das empresas que desenvolvem pesquisas foram os temas centrais da palestra extracurricular de sábado (4), promovida pelo ID_CURSO de tecnologia em Produção Vegetal da UNIGRAN, também para os alunos de Agronomia. O palestrante convidado, o engenheiro agrônomo e pesquisador Carlos Henrique Dalmazzo, representante da empresa Monsanto do Brasil, apresentou as estatísticas do país, no contexto mundial, que esse ano, deve ser o segundo maior produtor de transgênicos do mundo. Ele aponta que o ranking é liderado pelos Estados Unidos, seguido pela Argentina. Para o pesquisador, os produtos geneticamente modificados, como a soja, têm a mesma composição nutricional agronômica do produto convencional. “A comunidade cientifica européia já fez mais de 12 mil testes com a soja trangênica e comprovou que ela é segura”, afirmou. Dalmazzo explicou que os alimentos geneticamente modificados compreendem um processo de três ondas. Na primeira, as plantas são capazes de tolerar a ação de herbicidas e ao ataque de insetos, características que favorecem o manejo das lavouras e, em certas situações, reduzem os custos de produção. Na segunda, são incorporados genes que melDATA_HORAm a qualidade dos produtos e, na terceira, a vantagem torna-se maior e implica a utilização de plantas como biofábricas, produzindo nutrientes, inclusive vacinas para as plantas e animais. Uma das facilidades apontadas em cultivar a soja trangênica, destaca-se pela facilidade do plantio direto, sendo cultivada em áreas consideradas degradadas para a agricultura convencional. Outras vantagens é que os custos são menores e o desenvolvimento da planta é mais acelerado. Durante a aula os alunos tiraram dúvidas sobre os alimentos geneticamente modificados, que mesmo sendo liberados para a comercialização no Brasil – soja, algodão e milho -, sua segurança é questionada em muitos segmentos. Palestras Para complementar os conhecimentos teórico-práticos dos acadêmicos de Tecnologia em Produção Vegetal, a Coordenação do ID_CURSO oferece a cada quinze dias, palestras com pesquisadores da Embrapa e demais profissionais das ciências agrárias. Os temas abordados são assuntos que serão estudados no decorrer do ano letivo. A professora Karlla Barbosa Godoy comenta que debater assuntos impactantes, como os transgênicos, é uma forma de mostrar aos acadêmicos informações atuais sobre a cultura agronômica. Além de palestrantes da UNIGRAN, profissionais de várias empresas multinacionais de adubos químicos vão ministrar seminários. (FV)