Alunos de Direito têm aula com promotor do meio ambiente.

Promotor Paulo César Zeni ministrou palestra aos acadêmicos do 5º ano, no Núcleo de Prática e Assistência Jurídica da UNIGRAN, sexta-feira.
O Direito Ambiental foi o assunto de palestra assistida por acadêmicos do último ano de Direito da UNIGRAN, na sexta-feira, 4, no Núcleo de Prática e Assistência Jurídica da Instituição (NPAJ). Ministrada pelo Promotor do Meio Ambiente, Paulo César Zeni, a apresentação abrangeu o tema “Análise dos Mecanismos Judiciais e Extrajudiciais de Proteção ao Meio Ambiente”. “A tutela jurídica de material do meio ambiente é grande, existem legislações federais, estaduais e municipais, basta saber qual é o grau de eficácia social, de legislação e de constituição das normas de proteção ao meio ambiente, para saber como trabalhar com o Direito Ambiental”, disse o promotor. Para o palestrante a experiência profissional conta bastante. Ele diz que está havendo aumento de interesse dos operadores do direito por essa área, que é crescente na região. “As usinas de cana-de-açúcar estão chegando, já temos uma demanda grande e agora irá aumentar, vocês já podem pensar nisso, com trabalho futuro”, sugeriu. O coordenador do NPAJ, Joe Graeff Filho, falou da importância do evento para os acadêmicos. “O doutor Zeni está nos trazendo a prática do Direito Ambiental, como são feitos os procedimento junto ao Ministério Público, a necessidade de especialização nessa área para os profissionais. Essas palestras fomentam o interesse do aluno por outras áreas que estão além das fronteiras que o núcleo tem condições de oferecer”, declarou. A palestra faz parte do programa do NPAJ que disponibiliza aos alunos conhecimentos práticos de diversas áreas do Direito. “O conhecimento prático, os procedimentos que não são vistos [no Núcleo] são complementados quando tratamos com palestrantes que atuam diretamente com a parte específica do Direito”, disse o coordenador Joe. O evento foi aberto pela diretora do ID_CURSO de Direito, Noemi Ferrigolo, que aproveitou a oportunidade para elogiar o NPAJ, “Estou orgulhosa do trabalho que o Núcleo vem fazendo, tivemos o melhor resultado da ordem [OAB] dos últimos tempos. Proteger o meio ambiente é proteger a vida, é com essas palavras que deixo aberta a palestra”, disse ela. (MC)