Projeto da UNIGRAN difunde o Estatuto da Criança e do Adolescente nas escolas.

Prof. Robson Moraes abriu, sábado, ciclo de palestras formativas, para acadêmicos de Direito e Serviço Social que levarão o ECA às escolas.
O projeto de extensão “Conhecendo o ECA” – Estatuto da Criança e do Adolescente – está capacitando acadêmicos dos ID_CURSOs de Direito e Serviço Social da UNIGRAN a aprofundarem o conhecimento sobre as leis do Estatuto, para levar os direitos e deveres da legislação aos alunos do ensino básico da região da Grande Dourados. Uma equipe multidisciplinar de professores da Instituição, juntamente com a participação de convidados do Poder Judiciário e do Ministério Público irá ministrar um ciclo de palestras, com análises e discussões sobre as normas e aplicação do estatuto. Os estudos sobre o ECA serão realizados todas as tardes de sábado, até junho, período que encerra a primeira etapa do projeto. Neste primeiro semestre, os acadêmicos serão preparados para fazer a análise do Estatuto e, simultaneamente, vão participar de palestras nas escolas como colaboradores. De acordo com o coordenador do projeto, professor Robson Moraes, “a partir do momento que eles ganharem o conhecimento da legislação, irão se organizar em grupos e percorrer as escolas para trabalhar com diversos temas sócio-educacionais, voltados a juventude”. Os acadêmicos das cidades vizinhas irão levar as diretrizes do ECA às escolas de suas respectivas cidades. Segundo o professor, discutir o ECA nas escolas é importante, pois os educadores passam a adquirir o conhecimento dos dispositivos legais para viabilizar a interação entre educador e educando. Ele reitera que entre os objetivos do projeto está a desmistificação de que a lei oferece apenas os direitos ao cidadão, mas principalmente os deveres que devem ser cumpridos. “Temos conhecimento de que muitas crianças e adolescentes têm a escola como orientação de vida. Precisamos reforçar o papel do educador e do educando”, explicou, dizendo que as palestras nas escolas serão feitas no sentido amplo, ressaltando o valor do trabalho do professor, do papel da escola e do convívio social. Na segunda etapa do projeto “Conhecendo o ECA”, os acadêmicos passam a aprofundar a discussão em assuntos específicos, como atos infracionais e reincidência juvenil. Várias palestras e visitas já estão agendadas nas escolas e centros de recuperação de crianças e adolescentes. (FV)