UNIGRAN edita novo manual de TCC da Faculdade de Saúde.

Professores Fábio, Márcia e Wanderlei apresentam edição ampliada do livro que está à venda na Tesouraria da Instituição por dez reais.
A primeira tiragem do manual de TCC, da Faculdade de Saúde da UNIGRAN, esgotou-se em pouco tempo. Aproveitando a oportunidade de nova impressão, os autores resolveram incluir no livro novas orientações e mais informações na segunda edição que está sendo lançada neste mês. “Nenhuma obra é finita em si mesma, deve continuar se adaptando da melhor maneira possível para atender aos anseios dos alunos”, disse o professor Wanderlei Onofre Schmitz. O livro de “Normas para Trabalhos de Conclusão de ID_CURSOs da UNIGRAN” é escrito e organizado pelos professores Márcia Crestani Bin, Geórgia Cristian Borges, Fábio Henrique Cardoso Leite, Rosilda Mara Mussury e Wanderlei Schimitz. Eles informam que o manual traz novas ilustrações instrutivas, modelos de gráficos e de tabelas, e de documentos para apresentação de dados de pesquisa. Traz ainda uma relação de verbos mais comumente sugeridos para uso em artigos científicos. Outra inovação é a inclusão de padrões de correspondências e instruções de preenchimento de formulários do CEPE (Comitê de Ética em Pesquisa da UNIGRAN), com explicações de cada item exigido. O CEPE regula toda pesquisa na Instituição que envolva pessoas e animais como sujeitos do estudo, e é rigoroso na análise dos projetos de TCC. “Muitas vezes, o projeto voltava por erro no preenchimento da ficha; então, o manual vai facilitar para os nossos alunos”, espera a professora Márcia Crestani. O livro traz também explicações sobre as modificações havidas no regulamento da pré-banca. Pelas regras em vigor, o aluno não precisa mais fazer defesa pública prévia de seu trabalho, somente na apresentação final. No tocante às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), os autores optaram por padronizar os estilos que a ABNT deixa mais de uma opção a seguir. A citação bibliográfica do título de uma obra de referência é um exemplo. A ABNT permite o uso de fontes em negrito, itálico ou sublinhado. “No nosso caso, optamos pelo negrito”, disse o professor Fábio Leite, considerando que as modificações devem agilizar os processos de orientação e avaliação dos TCC, na Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, “o livro se baseia na estrutura de normas da ABNT, isso não foi mudado; foi mais a questão da aplicabilidade mesmo, da agilidade, agora, eu posso orientar alunos de qualquer ID_CURSO da área da saúde, não tem mais diferenças”. Ele explicou ainda que a 2ª edição da obra já possui ISSBN e está registrada na Biblioteca Nacional. Apesar do maior número de páginas e da impressão com acabamento mais refinado que o primeiro, o preço do livro permanece em R$ 10, o mesmo do ano passado. A tiragem atual é de 2 mil exemplares. O manual de TCC está à venda na tesouraria da UNIGRAN. (JR)