Acadêmicos de Letras e Pedagogia da UNIGRAN debatem a poética da oralidade.

Palestra da professora convidada Áurea Rita continua no dia 8, com a análise de questões levantadas nesta quinta-feira.
Nos ID_CURSOs de Letras e Pedagogia da UNIGRAN, a aula magna de 2008 só terminará na terça-feira que vem. Até lá, os alunos terão tempo para refletir sobre quanta fábula, sabedoria, diversidade e poesia existem na fala popular. A professora convidada, Áurea Rita de Ávila Ferreira, do quadro da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), iniciou, ontem, a palestra “Oralidade e Literatura – vozes que se encontram”. Para sensibilizar os alunos, a professora exibiu o filme “Narradores de Javé” (2003) – produção do cinema brasileiro, da diretora Eliane Caffé –, que serve de início para um debate sobre cultura, regionalidade, história e linguagem, presentes nas narrativas orais. Uma das questões é identificar o disID_CURSO presente nos relatos, e qual é a linha divisória entre a narrativa literária e a narrativa de base oral. Exemplo dessa polêmica está em uma das passagens do filme. O personagem principal, Biá, encarregado de registrar em livro os depoimentos de moradores da cidade de Javé, discute com um depoente. O informante não concorda com a versão que Biá pretende escrever de sua narrativa, e Biá lhe responde: “A história é sua, mas a escrita é minha”. O filme retrata com sensibilidade e arte o perfil do brasileiro comum das regiões mais pobres do país, mas que, contudo, possui um rico patrimônio cultural, lingüístico e literário, inclusive. “Temos também muitas metáforas visuais, e muita coisa que, no segundo momento, nós vamos discutir, mas [devemos] não ficar pensando só na história [do filme], mas também em como essa história vai se constituindo no disID_CURSO”, disse a palestrante. Áurea Rita é professora-adjunta de Literatura, no ID_CURSO de Letras da UFGD, e uma dos orientadores de iniciação científica Grupo Terra, que é formado por acadêmicos de diversos ID_CURSOs da UFGD e da UEMS. (JR)