Liga de Basquete capacita 70 árbitros em ID_CURSO na UNIGRAN.

ID_CURSO promovido pela LPBMS é a primeira fase da formação de novos árbitros profissionais no Estado.
A Liga Pró-Basquetebol de Mato Grosso do Sul (LPBMS) capacitou cerca de 70 novos árbitros, no ID_CURSO realizado na UNIGRAN, de 28 a 30 de março. O ID_CURSO aconteceu nas quadras da UNIGRAN e reuniu acadêmicos e profissionais da área de diversas cidades vizinhas como Maracajú, Caarapó, Fátima do Sul e Ponta Porã, além de Dourados. O ministrante foi coordenador de Arbitragem da LPBMS, Dirceu Fernando Ferreira, ex-árbitro da Federação Paulista de Basquetebol. Segundo a professora de Educação Física da Escola Decisivo-Anglo, Michele Mendonça, que é também coordenadora de arbitragem da LPBMS responsável pelo interior do Estado, depois da capacitação, o participante precisa estagiar durante 20 jogos promovidos pela liga, para se tornarem profissionais com direito a remuneração. De acordo com a professora, a expectativa após o ID_CURSO é que a maioria dos participantes se interesse efetivamente pela profissão. “O objetivo é formar novos árbitros para um campeonato com um bom nível; pois, em Mato Grosso do Sul, o quadro de arbitragem é fraquíssimo”, afirmou. A arbitragem em basquete é um trabalho em equipe que inclui os mesários, que atuam no apontamento de faltas e cestas, por exemplo. Ao final do ano, a Liga promove o prêmio revelação, como incentivo aos árbitros e apontadores que auxiliam a arbitragem. Jogos da Liga Simultaneamente à capacitação, no sábado à tarde, foi realizado o primeiro jogo anual do Campeonato Estadual da LPBMS, da região. A equipe Anglo/Erasmo jogou contra o Maracaju Atlético Clube, e venceu as três rodadas. Na primeira, pela categoria infantil masculino, por 86 a 8, na segunda pela infantil feminino, por 72 a 43, e na última na infanto-masculino, por 100 a 20. (BD)