Brinquedoteca da UNIGRAN é reinaugurada com novos espaços lúdicos.

Acadêmicos “experimentam” os jogos e novidades da brinquedoteca que o ID_CURSO de Pedagogia oferece às crianças da educação infantil.
Criar brinquedos com materiais recicláveis para formar cantinhos lúdicos na brinquedoteca da UNIGRAN tem sido o trabalho empenhado pelos acadêmicos do 3º semestre de Pedagogia. Juntos, eles construíram dez espaços que vão enriquecer o aprendizado das crianças que participam das atividades recreativas na Instituição. A coordenadora das atividades da brinquedoteca, Lúcia Eugênia Pittas Martini, explica que na primeira etapa os alunos aprendem à teoria da ludicidade, para montar os cantinhos, e de acordo com os eixos de conhecimento, passam a trabalhar com as diferentes formas de aprendizado da criança. “As crianças querem conhecer o mundo e os cantinhos são formas de chamar a atenção para vários aspectos. O cantinho ‘faz de conta’ desenvolve a imaginação, [elas] saem do real e entram no mundo imaginário que desejam”, disse, lembrando que há outros cantinhos como o da natureza, berçário, sucata, comunicação, matemática, jogos, beleza, música, leitura e teatro. As atividades lúdicas têm um papel fundamental na estruturação do psiquismo da criança, diz a professora É no ato de brincar que elas utilizam elementos da fantasia e a realidade começa a distinguir o real do imaginário. A coordenadora afirma que quanto mais a criança brinca mais desenvolve aspectos cognitivos, moral, afetivo, psicomotor e social. No próximo semestre deste ano, os alunos passam a desenvolver a prática desenvolvida na brinquedoteca, nos estágios que serão realizados nas creches e Centros de Educação Infantil de Dourados. “Aqui eles preparam os cantinhos e depois vão ter condições de montá-los nas unidades de ensino onde vão atuar”, relata. Além da brinquedoteca, o Projeto “Circulando com alegria”, realizado pelos alunos, vai até as creches do município, a cada 15 dias, passar uma tarde recreativa com as crianças. Na reinauguração dos cantinhos lúdicos da brinquedoteca, os acadêmicos tiveram uma aula prática com a coordenadora Lúcia Eugênia de como proporcionar a melhor forma de trabalhar as atividades da brinquedoteca com as crianças. A acadêmica Gislaine Biagi disse que é importante conhecer técnicas de aprendizagens por meio de brincadeiras para contribuir na formação educacional. Serviço A brinquedoteca da UNIGRAN está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h DATA_HORAs, e aos sábados pela manhã. O acesso é livre aos alunos das escolas de Educação Infantil de Dourados e de municípios vizinhos. Crianças até os seis anos de idade precisam estar acompanhadas de seus responsáveis. As creches e Ceins devem agendar as visitas pelo telefone 3411-4117. (FV)