Acadêmicos de Agronomia visitam agricultores de Itaporã.

Estudantes conheceram projeto de irrigação e áreas cultivadas com frutíferas, na Gleba Santa Terezinha.
A Coordenação de Agronomia da UNIGRAN promoveu, no sábado (15), uma aula de campo na Gleba Santa Terezinha, que fica no município de Itaporã. Os acadêmicos do 2º ano do ID_CURSO conheceram a Associação dos Moradores de Santa Terezinha (Fundec), e toda a região ao redor, que possui plantações variadas, principalmente, de frutíferas. O produtor associado Geferson Junior Rodrigues recebeu os estudantes, juntamente com o presidente da Associação, Reni Valdir Guerra. Eles ministraram palestra sobre a história da Gleba e, segundo Reni, o trabalho da Associação é o de atender aos morados da região, prestando serviços como, aluguel de maquinários, do salão comunitário, fornecimento de água para a comunidade, além de disponibilizar áreas de lazer. “A nossa Associação é muito importante para os moradores, pois nós vemos que as outras comunidades aqui, próximas, não possuem uma associação, vêm se beneficiar aqui conosco”, afirmou. Na Gleba Santa Terezinha moram cerca de 40 famílias. Porém, o projeto, iniciado em 1986, prevê a ocupação de 166 propriedades, dividias em lotes de doze hectares, em média. No total, segundo lista de programas pendentes de conclusão, do Ministério do Planejamento, a infra-estrutura de irrigação abrange 2.150 hectares, sendo 1.650 hectares irrigados por aspersão e 500 hectares, por subirrigação. “Se funcionasse, esse projeto de agricultura familiar seria modelo no Estado”, disse a coordenadora do ID_CURSO de Agronomia, Karlla Godoy. Ela explicou que a visita à área foi de caráter técnico, para os alunos conhecerem os detalhes de um projeto de agricultura familiar. “Foi importante para mostrar para eles o que é um sistema de irrigação, bombeamento e estação de bombas, o reservatório, e a realidade, não é?, ao vivenciarem realmente o que é a prática da agricultura familiar, não é só ver [isso] em sala de aula”. Por intermédio de duas proposições, a Câmara Federal cobra do Ministério do Desenvolvimento Agrário, desde 2004, providências para o funcionamento do sistema de irrigação da Gleba Santa Terezinha. O Ministério do Planejamento previa a conclusão do projeto para dezembro de 2001, e a geração de 4.730 empregos diretos. (BD-JR)