Hospital Veterinário implanta projeto de atenção psicológica a donos de animais.

Cão passa por avaliação clínica. Serviço existente em grandes hospitais veterinários é implantado na UNIGRAN, para apoiar donos em eventuais perdas.
Para muitas pessoas, os animais de estimação são considerados parte da família. Com uma relação tão próxima, é difícil superar o sofrimento causado pela morte inevitável do “melhor amigo”. A partir desta semana, o Hospital Veterinário da UNIGRAN oferece suporte psicológico especializado aos donos de animais, para superar a perda e, mesmo, enfrentar a dor de ver o bicho de estimação doente. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, por acadêmicos do 4º ano de Psicologia, supervisionados pela professora e psicóloga Sandra Armôa. “Para a maioria dos proprietários, o sentimento de perda pode ser comparado à morte de um ente querido. O apoio é feito no sentido de ajudar a pessoa a entender a situação e vivenciar o momento da maneira mais tranqüila possível”, relatou a psicóloga. Ela comenta que situações de perdas podem despertar sentimentos mais profundos e desencadear outros traumas. Há casos em que a pessoa tem de fazer tratamento regular, apenas o apoio em um momento difícil nem sempre é suficiente. Se diagnosticado que o dono do animal necessita de maiores acompanhamentos, será encaminhado ao Núcleo de Psicologia da UNIGRAN. Para que o tratamento seja eficiente é necessário que o médico veterinário tenha habilidades para lidar com os animais e com as pessoas, disse a coordenadora do Hospital Veterinário, Mariana Vicenze. Ela argumenta que muitas vezes os donos não estão preparados para perder o companheiro de estimação e a ajuda de psicólogos irá confortá-los em situações adversas. O serviço de acompanhamento e orientação psicológica a donos de animais, acadêmicos e médicos veterinários já existe nos maiores hospitais veterinários do país. ATENDIMENTO Prestando socorro nos mais diversos casos, o Hospital Veterinário da UNIGRAN funciona 24 DATA_HORAs por dia. Nove médicos e cem estagiários atuam em regime de plantões, para realizar atendimentos clínico, cirúrgico e internações hospitalares. Os animais internados têm acompanhamento profissional diariamente, inclusive nos feriados e finais de semana. Equipado com três ambulatórios, três centros cirúrgicos e laboratórios de patologia clínica, raio-x e ultra-sonografia, o hospital é referência para profissionais de clínicas particulares de Dourados e região, que indicam seus clientes para realizar procedimentos clínicos e hospitalares na UNIGRAN. O atendimento é feito em animais de pequeno, médio e grande porte. O telefone do Hospital Veterinário da UNIGRAN é 3411-4199. (FV)