Crianças índias se divertem nas tardes de lazer oferecidas pela UNIGRAN.

Brincadeiras diversificadas enriquecem o lazer das aldeias de Dourados.
Uma tarde de lazer e entretenimento para quem tem poucas opções de diversão. A realidade das comunidades guarani, kaiowá e terena das aldeias indígenas de Dourados, é quebrada quando acadêmicos da UNIGRAN se mobilizam e desenvolvem atividades recreativas no Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM), instalado nas Aldeias Jaguapiru e Bororó. Periodicamente, em ações planejadas em parceria com a "Amigo do Índio", organização social voltada para a promoção das comunidades indígenas de Dourados, os alunos vão ao encontro das crianças índias e, oferecem momentos de descontração e brincadeiras. No sábado (15), cerca de 300 crianças e jovens marcaram presença no NAM da Jaguapiru. O ônibus da UNIGRAN foi buscá-los em vários pontos das aldeias, tornando a tarde de lazer propícia a brincadeiras diversas. No campo de futebol, equipes foram formadas. A cada rodada, os jogos eram revezados entre times feminino e masculino. No vôlei de praia, as equipes foram montadas de forma mista para interagir os acadêmicos com os indígenas. Os que optaram pela dança formaram uma grande roda para bailar ao som de vários ritmos. No centro das instalações do Núcleo, onde há uma grande oca, as brincadeiras foram reservadas para as crianças de menor idade, com o pula-pula, karaokê, pinturas, transformação de beleza, jogos de memorização e teatro. Cada ID_CURSO se reservou para enfocar atividades em sua respectiva área. Estiveram presentes a Matemática, Educação Física, Pedagogia, Psicologia, Enfermagem, Ciência da Computação, Farmácia e Serviço Social. A indígena Tânia Mara de Paula é acadêmica do ID_CURSO de Educação Física e desenhou diversas figuras a tinta guache nas crianças. Ver o sorriso estampado em cada indiozinho considera ser motivo de orgulho, pois conhece de perto a realidade critica das aldeias. A índia Sandra Espindola, levou os três filhos para participar das atividades recreativas. O mais novo, de um ano e meio de idade, ficou agarrado na mãe observando os irmãos de três e seis anos de idade brincar com as outras crianças. Ela disse que as atividades do NAM é a única opção de lazer dos filhos e fica contando os dias para trazê-los novamente para se divertir. Para o indígena Fernando Souza, coordenador do NAM na Aldeia Jaguapiru, a integração dos alunos com a comunidade índia é fundamental para melDATA_HORAr o desenvolvimento social com a comunidade branca. Ele conhece que a falta de lazer nas aldeias impossibilita as crianças e jovens terem oportunidades de recreação. Inaugurado em 2001, o Núcleo de Atividades Múltiplas da Aldeia Jaguapiru é uma iniciativa concreta da UNIGRAN, que está ajudando a promover melhorias sociais na Reserva Indígena de Dourados e a superar barreiras culturais, por meio do voluntariado de seus acadêmicos e professores e mediante atividades permanentes de extensão universitária, que são desenvolvidas com o auxílio de diversos parceiros. (FV)