Equipe do SAMU faz capacitação na UNIGRAN.

Treinamento teórico e prático foi sobre socorro a adultos e crianças, vítimas de acidentes com veículos.
Nesta sexta-feira e sábado, sessenta profissionais de saúde participaram, na UNIGRAN, do II Módulo do treinamento exigido pelo Ministério da Saúde para colocar em prática no município o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O serviço está sendo implantando em Dourados por meio de convênio entre o Governo do Estado, Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde e a previsão é que seja inaugurado em 31 de março. O SAMU disponibiliza equipes de atendimento médico de urgência e emergência que poderão ser solicitadas por telefone, através do número 192. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que vão atuar no serviço estarão capacitados a atender às mais diversas ocorrências - crises cardio-respitórias e hipertensivas, intoxicação, queimaduras, afogamentos, acidentes com traumas e até mesmo vítimas de maus tratos. A diferença em relação ao socorro prestado pelo Corpo de Bombeiros é que o SAMU oferece atendimento feito por médicos, com apoio de ambulâncias com equipamentos especializados. “Além de poder entrar em contato com médicos, 24 DATA_HORAs por dia, a população contará com ambulâncias básicas e avançadas, como a UTI móvel”, disse o médico Irapuan Pedroso, coordenador local do SAMU. A primeira parte do treinamento aconteceu no final de fevereiro, e a última será nos dias 28 e 29 de março. (MC – com informações da Agecom/Dourados)