Pós em Gestão do Setor Sucroalcooleiro inicia com palestra sobre potencialidades da cana em MS.

Prof. Wilson Finamore abriu novo ID_CURSO de especialização falando da exigência por especialização, no setor da agronergia.
Na safra 2010/2011, a exportação brasileira de álcool já deverá ser 5,2 bilhões de litros, mais que o dobro dos atuais 2,5 bilhões de litros. Todas as projeções no setor de produção de açúcar e álcool dão como certos aumentos da ordem por cento na produção de cana-de-açúcar em um curto espaço de tempo, tal é o cenário internacional do mercado da bionenergia. Nesse cenário, o Brasil é o mais favorecido entre todos os países, explica o professor da UNIGRAN Wilson Finamore, mestre em Agronomia e docente do ID_CURSO de pós-graduação Gestão Tecnológica do Setor Sucroalcooleiro. “Conseguimos atingir um patamar de tecnologia e produtividade que nenhum outro país consegue concorrer com o Brasil”, disse o professor. Wilson Finamore fez a palestra de abertura do novo ID_CURSO de especialização da Instituição, no sábado, 15, fazendo uma análise das potencialidades da cana-de-açúcar, em Mato Grosso do Sul, face aos aumentos nacional e mundial da demanda por energia renovável. Ele mostrou que, em relação à cana, o país possui os melhores climas, solos e áreas apropriadas à expansão da cultura. Segundo disse, aqui no Estado, a cana-de-açúcar vai se expandir por quase todo o sul e grande parte do leste, sendo que a maior concentração de usinas de açúcar e álcool estará nos municípios da Grande Dourados. Até 2015, das 31 indústrias sul-mato-grossenses que estarão em funcionamento, cerca de vinte serão instaladas na região de Dourados. Isso tem influência direta no perfil dos empregos. “Mato Grosso do Sul é o Estado onde as empresas estão apostando mais; aqui, existirá demanda pela mão-de-obra especializada de cem mil pessoas”, disse Finamore, que não inclui nessa previsão a abertura de empregos para profissionais sem especialização. A produção, manejo e colheita da cana integram um sistema altamente especializado que, segundo o professor, exigem “gerenciamento milimétrico, para não acarretar prejuízos”. O coordenador dos ID_CURSOs presenciais de pós-graduação, Carlos Virgílio Barbo, fez a abertura e o encerramento da primeira aula de especialização em Gestão Tecnológica do Setor Sucroalcooleiro. Ele disse que o ID_CURSO foi planejado para proporcionar aos alunos – agrônomos, tecnólogos em Produção Vegetal, administradores e outros profissionais – visão completa dos fatores integrantes desse sistema de produção. “Nós procuramos estruturar o ID_CURSO de uma maneira que começaremos pela parte técnica e tecnológica e chegaremos à parte administrativa, tratando do sistema de produção e plantio, solo, fitossanidade, metodologia da pesquisa, para depois entramos na parte de gestão empresarial, na parte trabalhista, gestão ambiental, logística e transporte”, disse o coordenador. Barbo acrescentou que o “desenvolvimento da cana-de-açúcar no Estado não tem retrocesso”, e que os ID_CURSOs de pós-graduação da UNIGRAN têm o papel de qualificar cada vez mais os profissionais para atender às novas exigências do mercado e da sociedade. Para informações sobre os ID_CURSOs de Especialização da Instituição, o telefone é (67) 3411-4114. (JR)