ID_CURSOs de Comunicação se mobilizam para o Intercom.

Professor Bruno destacou a importância do Congresso aos alunos, em reunião nesta terça-feira.
A UNIGRAN será o palco das discussões sobre “Mídia, Ecologia e Sociedade”, o tema do Intercom Regional. A cidade de Dourados e as instituições parceiras que organizam o evento – UFMS, Estácio de Sá, Anhanguera, UCDB e Unip - se preparam para pautar as questões que envolvem as práticas comunicacionais do Pantanal, Amazônia, Cerrado e questão indígena. Na terça-feira, acadêmicos e professores dos ID_CURSOs de Jornalismo e Publicidade e Marketing da UNIGRAN se reuniram para discutir os preparativos. O professor Bruno Barreto, coordenador dos ID_CURSOs e do Intercom Centro-Oeste, explicou que é a primeira vez que a cidade oferece um evento de grande porte na área da comunicação. Convidando os alunos a participar em massa, apresentou a programação do encontro, que vai contar também com o Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação). Com a proposta de incentivar pesquisas universitárias, o congresso vai abrir espaço para apresentação de trabalhos, que serão divididos em cinco categorias: Audiovisual, jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Áreas Emergentes. Bruno reiterou que o Congresso de Ciências da Comunicação é o maior e mais importante evento da área no Brasil. Realizado anualmente, reúne pesquisadores, professores, alunos, profissionais das mais variadas vertentes do conhecimento, principalmente, claro, de comunicação social. Simpósios regionais de pesquisa, seminários, ID_CURSOs de curta duração, conferências serão realizados como atividades preparatórias do congresso. Com a participação dos três estados do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás) o professor Bruno espera receber um público de aproximadamente 800 pessoas. O intercom será realizado de 5 a 7 de junho e já tem presença confirmada da editora do Globo News, Vera Íris Paternostro. Também estão convidados os ministros Marina Silva, do Meio Ambiente, e Franklin Martins, da Comunicação Social. As mesas redondas serão formadas ainda esse mês. Presença de Vera Íris Paternostro A Rede Globo de Televisão, parceira da UNIGRAN na realização da Intercom Centro-Oeste, confirmou a presença da jornalista Vera Íris Paternostro como palestrante do evento, no dia 06 de junho, para falar sobre “A diversidade na produção jornalística contemporânea”. A profissional foi editora do Jornal Nacional e editora-chefe do Jornal Hoje. Foi, ainda, chefe de redação do Globo Ecologia e coordenadora do Globo Ciência e do Globo Ecologia. Participou da criação e implantação do Globo News, primeiro canal de jornalismo 24 DATA_HORAs, do qual, hoje, é redatora-chefe. No campo acadêmico, ministrou aulas em ID_CURSOs de Expressão em Vídeo e Telejornalismo e publicou o livro “O texto na TV”. Também foi coordenadora e produtora do texto final do livro “Globo News o primeiro canal de jornalismo do Brasil”, que comemorou os dez anos do canal, em 2006. Vera Íris implantou e dirigiu o departamento de jornalismo do SBT no Rio, dentro do projeto TJ Brasil. (CM)