Experiência vivenciada na infância encerra Ciclo de Palestras da OMEP.

Professores da Educação Infantil e acadêmicos assistiram à palestra da psicóloga Rosemeire Navarro, anteontem, na UNIGRAN.
A última apresentação do ciclo de palestras da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP), Seção de Dourados, debateu na terça-feira, 11, “As primeiras experiências como fatores determinantes do desenvolvimento sadio na infância”. A ministrante, professora Rosemeire Navarro, da UNIGRAN, destacou pontos fundamentais nas implicações sócio-educacionais vivenciadas pela criança na formação da fase adulta. O ciclo de palestras teve início em setembro do ano passado. A OMEP realiza trabalhos em parceria com entidades públicas e privadas com estudos na melhoria da qualidade do profissional que lida com a criança pequena. Rosemeire é psicóloga e embasou seu disID_CURSO em estudos científicos para apresentar o entendimento da infância em diferentes versões. Segundo ela, o fator determinante na educação da criança é a atenção. A professora apresentou um dos estudos realizados pela neurociência, que consiste na avaliação do “período critico” da infância. Era estabelecido que a criança tivesse grande capacidade de aprendizagem até os cinco anos de idade, contudo, o “mito dos três anos” passou a questionar cada vez mais que, quanto mais ela fosse estimulada, maior teria desenvoltura intelectual e seria mais inteligente. Esse período foi criticado por pesquisadores, pois acreditam que após os cinco anos de idade a criança tem a mesma capacidade de aprendizagem. Entre os assuntos debatidos, a falta de tempo na vida moderna, por conta da excessiva carga horária de trabalho, foi uma das questões apontadas como fator preocupante. “As pessoas esgotam suas energias no trabalho e a criança perde sentido na relação. Essas conseqüências podem causar desvios de caminhos pela falta de orientação” explicou, observando que a qualidade da atenção é que vai estabelecer o vinculo sadio e não a duração do tempo que o adulto passa com a criança em determinado período. Partindo dessa análise disse que a influência no comportamento da criança na fase adulta pode ser determinada dentro da perspectiva da psicanálise, ao relatar que as pessoas vivem de experiências da infância que determinam o comportamento posterior. Dessa forma, destacou a importância da atenção na educação como fator decisivo, mesmo que seja por um curto período ao longo do dia. “Não simplesmente a regra pela regra ou então a liberdade excessiva. A educação envolve todos os segmentos, não apenas o familiar, mais o convívio em sociedade (escola, igreja, amigos), que podem educar para o lado positivo ou negativo”, finalizou, dizendo que os adultos devem estar sempre atentos na educação continuada das crianças. Dentro do Plano de Ação de 2008, a OMEP-Dourados promove, em abril, vários miniID_CURSOs para professores da Educação Infantil. O telefone da Secretaria da organização é (67) 3411-4189. (FV)