Estagiários da saúde têm ID_CURSO de interpretação de exames laboratoriais.

Prof. Wanderlei Schmitz ministra ID_CURSO para cerca de duzentos acadêmicos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Ciências Biológicas.
A Coordenação do ID_CURSO de Enfermagem da UNIGRAN realizou sábado, 8, o ID_CURSO “Interpretação de Exames Laboratoriais”, no Anfiteatro do Bloco I da Instituição. O evento buscou dar subsídio e capacitar os acadêmicos para interpretar exames laboratoriais quando solicitado por médicos, durante o estágio. Cerca de duzentos acadêmicos dos ID_CURSOs de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Ciências Biológicas participaram do encontro. Segundo o professor de Patologia e Bioquímica Clínica, Wanderlei Onofre Schmitz, que ministrou a capacitação, o ID_CURSO associa várias áreas do conhecimento que os estudantes já possuem, mas de maneiras separadas como, por exemplo, patologia, bioquímica, hematologia, fisiologia, anatomia, entre outras. “Durante a interpretação de exames laboratoriais são utilizadas todas essas disciplinas para se entender a doença de um paciente”, falou. Ele disse ainda que a segunda parte do ID_CURSO será no próximo sábado (15), pois como existe um grande número de exames, o conteúdo se torna extenso. “Nós decidimos por priorizar os principais exames laboratoriais, além de demonstrar um exemplo de resolução de caso clínico”, explicou. A patologia estuda as doenças em geral, e a bioquímica clínica é o ramo do laboratório clínico, no qual métodos químicos e bioquímicos são aplicados na pesquisa de uma doença. Para outras informações, o telefone da Coordenação de Enfermagem da UNIGRAN é (67) 3411-4174, e e-mail erika@unigran.br (BD)