UNIGRAN abre Escolinha de Futebol Feminino para a comunidade.

Projeto de extensão auxilia mulheres na conquista de espaço em um esporte tradicionalmente masculino.
O futebol feminino está em evidência também na UNIGRAN. A Instituição iniciou um novo projeto de extensão que oferece treinamento gratuito para meninas de 11 anos de idade acima. A Escolinha de Futsal visa a fortalecer essa modalidade esportiva em Dourados e região. O projeto é monitorado pela acadêmica do ID_CURSO de Educação Física, Katiúscia Sunahara de Mendonça. Além de oferecer uma prática esportiva diferenciada, procurando desenvolver nas meninas uma cultura para a saúde, o objetivo é montar um time de base, com atletas de 11 a 13 anos, e outro com jogadoras de mais idade, para disputar torneios na região. “O que importa não é vencer, e sim montar uma equipe competitiva, unida, para levar o nome da UNIGRAN e do futebol feminino para a região”, disse Katiúscia. As inscrições para a Escolinha de Futebol Feminino podem ser feitas na Coordenação do ID_CURSO de Educação Física, ou no ginásio de esportes com a monitora. Os horários de treinos são: das 17h30 às 18h30, nas segundas, quartas e sextas; e das 15h às 17h, nas terças e quintas. O futebol feminino nasceu em 1920, na Inglaterra, e proporciona às atletas melhor condicionamento físico, melDATA_HORA na respiração e no fluxo cardiovascular, e rigidez aos músculos, como do abdômen, braços e pernas. As diferenças de treinamento do futebol feminino para o masculino são poucas. As mulheres têm o mesmo rendimento que os homens, só que são levadas em consideração as diferenças fisiológicas. “A questão da explosão, por exemplo, o avanço do treino é gradativo, e outra diferença no futebol feminino é a agilidade, o que diminui o contato, causando menos violência, menos agressividade”, explicou a monitora. Katiúscia diz que, atualmente, há maior reconhecimento na prática do futebol feminino. “A mulher está ocupando seu espaço, tendo seu devido respeito e é isso que a equipe feminina está buscando, com dignidade, com educação, passando batom e se arrumando para um jogo - faz quebrar tabus, diminui mais ainda o preconceito”, disse. (MC)