Professora fala sobre a importância da atividade física em qualquer idade.

Profª. Ângela Rios, abaixo, orienta acadêmicos nos atendimentos do Projeto Fisioterapia na Melhor Idade da UNIGRAN.
A professora da disciplina de Reumatologia e Gerontologia do ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN, Ângela Amanda Rios, fala sobre a importância da atividade física em qualquer idade para a prevenção de doenças físicas e psíquicas e daquelas que são relacionadas ao envelhecimento. Ela explica que a pessoa que pratica exercícios físicos regularmente possui qualidade de vida elevada. “O sedentarismo é grave, pode levar à obesidade, a problemas de osteoporose, pressão alta, diabetes, entre outras complicações; doenças crônicas que precisarão no futuro serem tratadas com medicamento”, afirma. A fisioterapeuta diz também que a atividade física pode diminuir dores pelo corpo e ajudar no tratamento da depressão. Ela conta que a caminhada, duas a três vezes por semana, é o exercício indicado para todas as idades e sem contra-indicações. “Deve-se calçar um sapato adequado, um tênis, que dê equilíbrio e estabilidade; caminhar, preferencialmente, enquanto ainda houver sol, no começo da manhã ou no fim da tarde, pois o sol previne a osteoporose”, ensina. A reumatologia estuda as doenças que acometem os tecidos conjuntivos, e a gerontologia investiga fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais relacionados ao envelhecimento do ser humano. Projeto Ângela Rios coordena o projeto “Fisioterapia na Melhor Idade” da UNIGRAN, que promove exercícios fisioterapêuticos de fortalecimento muscular, equilíbrio e relaxamento para pessoas da chamada terceira idade. Segundo ela, os acadêmicos do 5º semestre aprendem a identificar as doenças que os pacientes apresentam e como elas devem ser abordadas. “Eles aferem a pressão, a freqüência cardíaca e a respiratória, além de prescreverem e monitorarem as atividades”, disse. De acordo com a coordenadora, os estudantes ainda elaboram e ministram palestras que refletem o dia-a-dia dos idosos, como, por exemplo, as maneiras de prevenir acidentes e quedas. “Além deste projeto aqui, na UNIGRAN, a partir do mês que vem, nós voltaremos realizá-lo no Lar do Idoso, onde os morados precisam muito de apoio e atenção”, explicou. Ela falou também que no Lar do Idoso os estudantes atendem aos participantes individualmente, pois eles possuem mais limitações. O projeto na UNIGRAN acontece às terças-feiras, das 8h às 9h, na Clínica do ID_CURSO de Fisioterapia. Para outras por telefone, o atendimento é feito pelo número 3411-4163, por e-mail, endereço eletrônico clinicafisioterapia@unigran.br . (BD)