Acadêmicos dão orientações de saúde no Dia Internacional da Mulher.

Projeto de extensão direcionado à saúde da mulher levou equipes da UNIGRAN à praça central de Dourados, no sábado.
Os brindes foram simples, mas as informações, valiosas. Estudantes e professores da UNIGRAN fizeram um amplo trabalho de educação em saúde, sábado de manhã, na Praça Antônio João. A atividade de extensão enfocou a saúde da mulher e possibilitou contatar um grande número de senDATA_HORAs e jovens que passavam pelo centro de Dourados. Junto com bombons e amostras de filtro solar, os estudantes chamaram a atenção para questões de saúde da mulher. A dona de casa Marta do Amaral Trindade, 39, contou que saiu esclarecida do atendimento que teve em Fisioterapia. “Ajudou bastante; às vezes, a gente procura no Posto de Saúde e não tem a orientação que está tendo aqui”, comentou. Os acadêmicos prestaram orientações sobre postura, aleitamento, climatério, fotoproteção e prevenção de doenças, como o câncer. Foram atendidas mais de mil pessoas e o trabalho pode ter ajudado inclusive quem não esteve na Praça. “Muita gente aprende aqui, e estava pensando em uma amiga”, disse Vilma dos Reis Guilherme, 37, falando que ia repassar as dicas sobre aleitamento a uma amiga. Segundo a professora Érika Kanetta Ferri, coordenadora de Enfermagem, o trabalho educativo ainda é fundamental no combate ao câncer de colo de útero e ao câncer de mama. Por isso, cerca de cem acadêmicos do ID_CURSO participaram da ação, atuando em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, no encaminhamento de mulheres para exame de mamas, na clínica instalada no local. “A abordagem foi individual, para dar as orientações e encaminhar para o exame clínico, [porque] a gente ainda encontra mulheres que, quando vão procurar os serviços, a doença já está na fase avançada; então, nosso trabalho é a prevenção, para que as mulheres procurem o mais rápido possível um diagnóstico precoce”, explicou a coordenadora de Enfermagem. Na equipe de Fisioterapia, os trabalhos se concentraram nas orientações para correção de postura, no aconselhamento para a prática de exercícios e nas informações sobre amamentação e menopausa. Além das informações, os acadêmicos divulgaram também a Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN, que oferece tratamentos em todas as especialidades, além da saúde da mulher. Os alunos de Psicologia também tiveram como foco o climatério. Um novo projeto do Núcleo de Psicologia é direcionado a mulheres que estão nesta fase da vida. “O Projeto é de um grupo informativo às mulheres que estão entrando na menopausa, que é um período em que a mulher fica bem vulnerável, e a gente está divulgando, para depois a pessoa fazer a inscrição lá no Núcleo”, disse a acadêmica Maria Tereza Minelli, 18. Orientadas pela professora Ana Lúcia Garcia, um grupo de acadêmicas de Estética e Cosmetologia procurou reforçar não só as recomendações sobre o uso de filtro solar e hidratação do corpo – para manter a pele saudável – como também para divulgar os serviços oferecidos pelo ID_CURSO na Clínica de Estética da UNIGRAN. As alunas distribuíram filtro solar, sabonete líquido e condicionador, junto com folhetos trazendo dicas de saúde e beleza. Para a professora, a atividade proporciona novos conhecimentos sobre o perfil dos clientes. “Na clínica, a cliente vai até elas, e aqui são elas que vão às clientes, [isso] traz um feedback bacana do que estão aprendendo com essa forma de abordagem, sobre o que as clientes procuram”, disse Ana Lúcia. Os produtos distribuídos como brindes, no Dia Internacional da Mulher, foram manipulados na Farmácia UNIGRAN (JR).