Núcleo da UNIGRAN disponibiliza atendimento social gratuitamente.

Coordenadora Rosália Ferreira entrevista requerente de serviço especializado do NASC. Em média, vinte pessoas são atendidas diariamente.
Através do Núcleo de Atendimento Social à Comunidade (NASC), a UNIGRAN oferece serviço gratuito de atendimento social para a população, prestando orientações sobre os direitos sociais, visitas domiciliares e institucionais e encaminhamentos para outros núcleos da Instituição. O atendimento é realizado por estudantes de Serviço Social, com a coordenação de profissionais encarregados dos programas de estágio supervisionado. O principal trabalho das equipes do Núcleo é fazer as políticas públicas beneficiarem quem de fato precisa. “Nós temos tido muita procura quanto às orientações previdenciárias - o beneficio assistencial – e visitas domiciliares para desenvolver reflexões sobre a realidade vivida e eleger alternativas para enfrentar problemas”, disse a coordenadora do NASC/UNIGRAN, Rosália Ferreira dos Santos. Os alunos iniciam o estágio já a partir do 2º ano, fazendo visitas e pesquisas que antecipam o dia a dia do assistente social e proporcionam uma formação acadêmica apoiada na realidade da profissão. “O Núcleo de Serviço Social é o espaço em que os alunos aliam a prática ao conhecimento teórico, na prestação de atendimento à comunidade”, disse a professora Edna Strujak, coordenadora do ID_CURSO de Serviço Social. A aluna do 5º semestre Francine Jordão Santos concorda que é através do estágio que se pode aliar o conhecimento teórico à vivência profissional. “Na sala de aula, nós temos uma realidade; quando vamos para o núcleo aplicar na prática essa teoria, percebemos outra. Aprendemos a separar o trabalho da vida pessoal e a ter ética profissional, temos que ter a postura de um profissional formado”, disse ela. Maria de Souza Monção, aluna do 7º semestre, acrescenta que o estágio oportuniza conhecer diversas habilitações do assistente social, como a orientação em questões previdenciárias. “Aqui, posso adquirir conhecimentos dentro de vários segmentos do ID_CURSO”, disse a formanda. O Núcleo de Serviço Social da UNIGRAN oferece atendimento especializado ao público desde outubro de 2004. O Núcleo funciona à Rua Antônio Emílio de Figueiredo, número 1.754, centro de Dourados, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. O telefone para contato é o 3411-4215. (MC-JR)