ID_CURSO de Odontologia ganha laboratório pré-clínico multidisciplinar.

Equipamentos de alta tecnologia estão em uso nas aulas práticas de Odontologia, como de próteses de cera.
Em segundo ano de implantação, o ID_CURSO de Odontologia da UNIGRAN ganhou, nesta semana, um dos mais modernos laboratórios Pré-Clínico Odontológico Multidisciplinar do país. Utilizado para todas as especialidades dentísticas – prótese, periodontia, endodontia e biomateriais -, o novo equipamento permitiu aos acadêmicos começarem a modelar próteses, simulando a arcada dentária, dentro das disciplinas de Anatomia e Escultura Dental. Implantado no ano passado, o ID_CURSO de Odontologia estabeleceu parceria com a Coordenação de Saúde Bucal da prefeitura de Dourados para os alunos estagiarem como observadores nas Unidades Básicas de Saúde. Para complementar esse ensino prático, iniciado no primeiro ano letivo, o Laboratório Multidisciplinar vai atender todas as atividades de uma clínica, dedicando o treinamento dos acadêmicos em materiais de ensino e pesquisa, antes de ingressar na prática clínica com pacientes. O coordenador do ID_CURSO, professor Alcides Moreira, explica que, primeiramente os alunos estudarão a anatomia dental, treinando habilidades manuais em materiais de cera. Posteriormente, de acordo com a disciplina, os alunos começam a desenvolver estudos em manequins para reproduzir as condições da cavidade oral e desenvolver uma visão interdisciplinar da Odontologia. O laboratório está equipado com bancadas que contam com motores de alta e baixa rotação, seringa tríplice de ar, sugadores e focos iluminadores. Moreira comenta que as aulas no laboratório permitirão atividades com materiais dentários, confecção de prótese total e prótese removível, visando oferecer condições adequadas para o aprofundamento dessas práticas. “É um laboratório completo e moderno nos altos padrões da Odontologia do país, poucas universidades possuem os equipamentos de ponta que o ID_CURSO adquiriu” ressalta o coordenador. O professor André Elossais, da disciplina de Biomateriais em Odontologia, explica que os alunos terão a oportunidade de aprender a manipular todos os materiais (cera, vernizes, acrílico, metais e não metais, entre outros) utilizados em uma clínica dentária. Com duas DATA_HORAs-aula de teoria e três DATA_HORAs-aula de prática, as atividades serão interativas, já que o aluno irá restaurar próteses nos manequins. Outras atividades de aprendizagem como tratamento de canal e da gengiva, produção de próteses, remoção de cárie, colocação de material restaurador em cavidades e restauração de dentes também serão desenvolvidas no Laboratório Multidisciplinar de Odontologia. (FV)