Estagiários de Farmácia visitam Lar dos Idosos de Dourados.

Acadêmicos do 7º semestre iniciaram projeto de assistência e educação em saúde, que adverte sobre os riscos dos usos inadequados de medicamentos.
Acadêmicos do ID_CURSO de Farmácia da UNIGRAN realizaram, na quinta-feira, 21, no Lar do Idoso de Dourados, a primeira visita do projeto de estágio “Dia de Atenção Farmacêutica”. O trabalho visa a capacitar os estudantes nos atendimentos farmacêuticos relacionados à prevenção de riscos e a educação em saúde. “Atenção Farmacêutica” é uma disciplina do estágio supervisionado do sétimo semestre, que faz acompanhamento farmacoterapêutico, por meio de avaliações da saúde, nas áreas de pediatria, obstetrícia e geriatria. “Para cada fase do ciclo de vida há uma forma de ingestão de medicamentos e de resposta do organismo. Estudar esses medicamentos e as suas reações é um dos objetivos da disciplina”, explica o professor Marcelo da Silva, coordenador do Estágio Supervisionado. Durante as avaliações de saúde, os alunos verificaram a pressão arterial dos idosos e observaram os medicamentos ingeridos por eles, para analisar eventuais problemas que possam decorrer do uso de diversos medicamentos juntos, como reações adversas e intoxicação medicamentosa, que podem comprometer o tratamento. “Na área geriátrica, encontramos pacientes com doenças crônicas, o que significa o uso de mais de um medicamento e em maior dosagem”, disse o professor Marcelo. Para Sueli Aparecida da Rocha, gerente administrativa do Lar do Idoso, o encontro foi importante tanto para o Lar quanto para os acadêmicos. “Os alunos estagiários ajudam o Lar, dando assistência na parte de medicamentos, e acabam tendo contato com os funcionários e estagiários daqui, promovendo uma integração entre eles”, declarou. Para o fim da semana, já está programada uma nova visita. Desta vez, na área de obstetrícia. “O uso racional de medicamentos é um assunto bastante sério, muita gente morre por causa do mau uso, a intoxicação medicamentosa é problema freqüente”, declarou Marcelo da Silva, dizendo da importância desses encontros para os alunos e a sociedade em geral. (MC)