Oficina da UNIGRAN capacita professores a ministrar aula em estúdio de TV.

Professores trabalham imagem e voz em exercícios práticos frente às câmeras e depois conferem os resultados.
O estúdio de TV virou sala de aula, e o professor de ID_CURSOs não-presenciais precisa desenvolver novas habilidades para se comunicar adequadamente com seus alunos. Neste sábado, 23, mais doze professores concluíram a Oficina de Comunicadores da UNIGRAN, que auxilia o profissional a ministrar aulas frente a uma câmera de TV. O programa da oficina ajuda o profissional a usar a voz da melhor maneira, assim como a tirar proveito de suas expressões e imagem pessoal. Com isso, a oficina tem contribuído para familiarizar os docentes com um ID_TIPO de ambiente antes exclusivo de repórteres e atores. “O professor chega ao estúdio, enxerga um ambiente diferente da sala de aula, e fica inseguro. No decorrer da oficina esse receio acaba sendo superado”, disse a jornalista Cristine Medeiros, ministrante da oficina e professora do ID_CURSO de Jornalismo da UNIGRAN. A oficina conta com a parceria do ID_CURSO de Estética e Cosmetologia da Instituição, e do fonoaudiólogo Ademir Baena. Além de passar pela estética e fonoaudiologia, para testarem imagem e voz, durante o ID_CURSO, os professores participam de exercícios práticos de leitura e retorno de voz e experimentos e análise de vídeos. Nesta edição, os participantes aprenderam também a usar uma inovação tecnológica, que passa a estar disponível para os professores. O smart board é uma lousa digital sensível ao toque dos dedos que facilita a apresentação e explicação de um tema. Para Cristine, a novidade deixou os professores mais à vontade, diante das câmeras. “Com esse reID_CURSO, o estúdio passa a ter estrutura de uma sala de aula”, comentou. A Oficina de Comunicadores da UNIGRAN tem a carga horária de 16 DATA_HORAs e já capacitou 67 professores, em oito edições. A meta deste ano é oferecer uma oficina a cada mês. A UNIGRAN dispõe de um dos melhores estúdios acadêmicos de TV Digital do país e a oferta da Oficina de Comunicadores é uma iniciativa pioneira. Essa experiência será publicada no livro “E@D BR: Desafios e Perspectivas”, que está sendo publicado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). (MC - JR)